São José dos Campos, SP, se sagra bicampeã no ranking das Cidades Amigas da Internet

Município paulista colhe os frutos de ter modernizado sua legislação e avança para a economia digital e fica à espera do 5G.

São José dos Campos colhe os frutos de ter modernizado sua legislação para favorecer a implantação de infraestrutura de telecomunicações e se sagrou bicampeã no ranking das Cidades Amigas da Internet 2020, feito pelo SindiTelebrasil e pelo portal Teleco. Localizada a 94 km da cidade de São Paulo e com cerca de 500 mil habitantes, o município paulista cresceu de forma significativa nos últimos anos.

No primeiro ano da edição do Ranking – 2015 – a cidade do interior paulista apareceu na 21ª colocação e foi feita uma ação para reverter essa colocação. Em 2019, com o fim das restrições e a redução da burocracia, São José dos Campos pulou para a liderança e, em 2020, atuou para ficar à frente do ranking.

A edição do ranking Cidades Amigas da Internet 2020 teve Uberlândia, em Minas Gerais, como segunda colocada. A cidade mineira manteve a ótima performance dos últimos anos, quando sempre se posicionou no Top 3. Porto Alegre – que subiu das últimas posições para o top 4 em 2019 – ganhou mais uma posição e chegou à terceira colocação.

O Ranking das Cidades Amigas da Internet destaca entre os 100 maiores municípios brasileiros aqueles que oferecem um ambiente adequado à instalação de infraestrutura de redes de telecomunicações (antenas e fibra óptica). Já o Ranking de Serviços das Cidades Inteligentes tem como objetivo identificar os municípios brasileiros com maior oferta de serviços inteligentes para o cidadão.

Esta é a quinta edição dos rankings, que têm mostrado avanços importantes de algumas cidades que já alteraram sua lei municipal ou já promoveram mudanças nos processos de licenciamento. Por outro lado, o estudo revela que ainda há muitos municípios com leis desatualizadas e que demoram mais de um ano para licenciar a instalação de antenas, dificultando o avanço da conectividade, que é a base do desenvolvimento da economia das cidades e do bem-estar de seus cidadãos.

A instalação dessa infraestrutura é imprescindível para a conectividade e economia digital cuja essencialidade fará parte também dos debates do Painel Telebrasil 2020, que ocorre nos dias 8, 15, 22 e 29 de setembro. As inscrições gratuitas para o Painel e a programação estão disponíveis no site http://paineltelebrasil.org.br/

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo