Semeghini: momento é de união para o Brasil aproveitar as oportunidades da transformação digital

Ministro interino do MCTI, Julio Semeghini, ressaltou que o País precisa avançar no desenvolvimento de novas soluções capazes de trafegar nas redes de telecomunicações. “O Brasil precisa levar riqueza e conhecimento para todas as regiões”, disse.

O Brasil precisa se unir, a partir do estreitamento das relações entre Poder Executivo, Poder Legislativo, empresários e a sociedade, para aproveitar todas as oportunidades da transformação digital, observou o ministro interino da pasta da Ciência, Tecnologia e Inovações, Julio Semeghini, ao participar da abertura do Painel Telebrasil 2020, nesta terça-feira, 08/09.

Semeghini enfatizou que é crucial o desenvolvimento de novas soluções capazes de trafegar nas redes a serem implantadas a partir da chegada da Internet das Coisas e do 5G. “Somente assim poderemos levar para todas as regiões do País riqueza e conhecimento, melhorando a qualidade de vida dos brasileiros”, reforçou.

Sob esse ângulo, ele lembrou que já está na Casa Civil o marco regulatório de startups. “Queremos promover o conceito de startups, pequenas empresas que estejam dispostas a contribuir com novas ideias em várias áreas”, disse. Ainda como parte desse esforço de promover soluções, o executivo mencionou que está em fase final de aprovação das propostas a criação de quatro centros tecnológicos que vão tratar de temas relacionados à inteligência artificial.

Outro ponto ressaltado por Semeghini diz respeito à política aeroespacial brasileira. Ele disse que nesse momento o ministro Marcos Pontes está nos Estados Unidos trabalhando por essa infraestrutura espacial.  Ele também considerou importante a aprovação pelo Congresso do acordo de salvaguardas tecnológicas com os Estados Unidos que, na sua avaliação, está permitindo que se comece a colocar em prática a política espacial brasileira.

O executivo destacou iniciativas já aprovadas de grande importância, como a Lei da Informática, e afirmou ainda que em dois anos o ministério e o setor conseguiram avançar na discussão de um novo marco regulatório no País. Uma das ênfases no momento refere-se ao aperfeiçoamento da Lei do Bem para que aqueles que investem em inovação possam se recuperar mais rapidamente dos problemas enfrentados com a desaceleração econômica proveniente dos meses em que o País enfrenta a pandemia da Covid-19.

Os desafios para a retomada da economia e o papel fundamental de telecom nesse processo estão em debate no Painel Telebrasil 2020, nos dias 8, 15, 22 e 29 de setembro. As inscrições são gratuitas e a programação completa do Painel pode ser acessada no site http://paineltelebrasil.org.br/.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo