Sinal de 5G já chegou a 22 capitais

Aracaju, Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá, Maceió, São Luís e Teresina se juntaram a outras 15 capitais que já haviam recebido o sinal da nova tecnologia de internet móvel.

Brasília, 26/09/22 – As cidades de Aracaju, Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá, Maceió, São Luís e Teresina passaram a receber o sinal do 5G no dia 19 de setembro. Com isso, 22 capitais já estão com o 5G disponíveis mesmo antes do prazo fixado pela Anatel. São elas: Natal (RN), Fortaleza (CE), Recife (PE), Brasília (DF), João Pessoa (PB), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), Curitiba (PR), Goiânia (GO), Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC), Palmas (TO) e Vitória (ES) e mais as sete capitais que receberam o 5G nesta semana. Segundo a agência, as empresas têm até o dia 28 de novembro para atender todas as capitais com o 5G.

Para essa primeira fase, o edital do leilão prevê a instalação de 1 antena para cada 100 mil habitantes. Essa proporção vai aumentando ao longo dos anos até chegar a 1 antena para cada 10 mil habitantes em 2025.

Isso significa que até novembro as empresas devem instalar oito antenas de 5G em Aracaju, cinco em Boa Vista, 11 em Campo Grande, oito em Cuiabá, 13 em Maceió, 14 em São Luís e 11 em Teresina.

No entanto, as prestadoras que venceram o leilão do 5G têm instalado mais antenas que o exigido em edital, ampliando a cobertura do 5G, apesar da dificuldade enfrentada em algumas capitais para a instalação de antenas e outros equipamentos necessários para a implantação do 5G.

“Desde o leilão do 5G o setor intensificou as conversas para reforçar a importância da atualização de leis municipais de antenas. O 5G vai exigir a instalação de cinco a dez vezes mais antenas que o 4G nos próximos anos, mas nesse ponto é importante reforçar que as antenas do 5G são menores e causam menos interferência na paisagem”, afirmou o presidente executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari.

Sobre a Conexis A Conexis Brasil Digital reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade, que são a plataforma da economia digital, da sustentabilidade e da conexão de todos os brasileiros. A Conexis, dentro de um movimento de transformação digital pelo qual o mundo está passando, vem substituir a marca do SindiTelebrasil, reforçando o propósito do setor de telecomunicações de digitalizar o País e de conectar todos os brasileiros.

Acesse nossos conteúdos em https://conexis.org.br

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo