TIC é impulsionador da recuperação econômica e social, diz Huawei

Sun Baocheng, CEO da Huawei do Brasil, falou da importância de promover a conectividade para todos e de se investir na economia digital.

O tão falado “novo normal” trouxe consigo uma crescente demanda por mais conectividade, levou o mundo presencial para o virtual e transformou o modo como as pessoas trabalham, se relacionam e estudam. Para Sun Baocheng, CEO da Huawei do Brasil, a adversidade é que nos leva a buscar um mundo e um futuro melhores.

Durante o segundo dia do Painel Telebrasil 2020, o executivo apresentou sua visão – e da Huawei – diante do novo cenário. Para ele, TIC é um impulsionador para a recuperação econômica e social. “TIC é a nova força motriz para o crescimento”, afirmou. De acordo com Baocheng, o investimento realizado em TIC retorna 6,7 vezes mais do que o não TIC. “A economia digital vem crescendo 2,5 vezes mais rapidamente do que a economia tradicionall”, observou o CEO.

Para a Huawei, TIC é um caminho para diminuir a desigualdade. Tanto é assim que a empresa vem investindo em uma série de ações para levar a conectividade para as zonas menos conectadas no País. “Um dos grandes desafios do Brasil é a conectividade rural. Principalmente na Amazônia, onde vemos esforços conjuntos do governo para ajudar a conexão nessa região”, sublinhou.

O executivo citou a construção da fábrica da Huawei em Manaus/AM e afirmou que mais de 1 milhão de roteadores foram produzidos em 2019. “Foram instalados mais de 10 mil elementos de redes para operadoras e facilitamos mais de 900 mil conexões de banda larga na região”, revelou.

“A Huawei vê TIC como um caminho para diminuir a desigualdade. Em Minas Gerais, a empresa está ajudando com otimização de redes e doações de equipamentos para que mais crianças assistam às aulas durante o período de pandemia”, afirmou, acrescentando que 16 escolas receberão o auxílio e mais de 6.200 alunos serão beneficiados no estado.

Outras ações da companhia incluem a parceria com a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis) para a doação de 2.000 livros utilizando o aplicativo gratuito StorySign App, desenvolvido pela Huawei para ajudar crianças com deficiência de audição a terem acesso a histórias, a doação de laboratórios 5G e o treinamento de mão-de-obra em cooperação com universidades como USP, UFC, UFAL e com o CPqD. “Já treinamos mais de 30 mil estudantes e devemos treinar outros 30 mil nos próximos anos”, afirmou. “O melhor jeito de se ter um bom futuro é ajudar a criá-lo”, finalizou.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo