Uberlândia recebe prêmio por compromisso com a conectividade

Principal município do Triângulo Mineiro volta a ser o número um no Ranking das Cidades Amigas da Internet

Com iniciativas e políticas comprometidas com a manutenção de investimento em infraestrutura de telecomunicações, visando o crescimento das redes, a alta qualidade da oferta de serviços, bem como sua expansão e acesso a um número cada vez maior de usuários, a cidade de Uberlândia, em Minas Gerais, volta a o ocupar o topo do ranking das Cidades Amigas da Internet. No grupo das principais economias mineiras, o município acaba de completar 133 anos e, por seu desempenho de excelência em relação à conectividade, foi premiada durante o Painel Telebrasil, em sessão especial, nesta terça-feira, 14 de setembro.

Desde a edição de estreia do ranking, em 2015, a cidade mineira tem sido bem avaliada, classificando-se sempre nas primeiras posições. Em 2019, já tinha celebrado a liderança e, agora, volta a ser a campeã do ranking, pontuando muito bem em quesitos importantes, como legislação e prazo para licenciamento de antenas.

Logo depois de Uberlândia, aparecem listadas, pela ordem, São José dos Campos, em segundo lugar, e  Porto Alegre, com o terceiro lugar geral e o primeiro entre as capitais, um resultado que deriva diretamente do empenho dos gaúchos para atender os desafios da conectividade, inclusive com mudança de legislação. O quarto e o quinto lugares ficaram com Curitiba (PR) e Cascavel (PR), respectivamente.

Outros destaques do ranking foram Brasília, capital que mais subiu de posição em relação a 2020, passando a figurar em 12o lugar, e Londrina, cidade que experimentou movimento parecido, ficando em 11o lugar. No caso da capital federal, um fator fundamental para o impulsionamento da sua nota foi a modernização de sua legislação, e o rápido processo de aplicação da mesma. A situação de Londrina, por sua vez, foi semelhante, com mudanças na lei municipal que favoreceram a boa avaliação das operadoras.

O ranking das Cidades Amigas da Internet, divulgado pela sexto ano consecutivo, é  fruto do trabalho conjunto da Conexis Brasil Digital e da Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações (Abrintel) e vem alimentando uma concorrência saudável em torno da melhoria das condições de conectividade nas principais  cidades brasileiras. Por meio desse instrumento, são avaliadas, entre os 100 maiores municípios brasileiros, aqueles que oferecem um ambiente adequado à instalação de infraestrutura de redes de telecomunicações, como antenas e fibra óptica.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo