Votorantim Cimentos leva iniciativa de IoT do Brasil para o mundo

Em entrevista à Newsletter da Telebrasil, o CIO da companhia, Humberto Shida, diz que a experiência com IoT para controle das betoneiras de cimentos foi validada e trouxe um retorno efetivo. Agora, o modelo nacional será replicado nos Estados Unidos.

Desde 2017, a Votorantim Cimentos está usando uma aplicação que une GPS, geolocalização e rastreamento em tempo real para o controle da produtividade e eficiência das 550 betoneiras da companhia. Em menos de um ano, a Internet das Coisas (IoT) virou aplicação de missão crítica no negócio. Hoje, está em uso nas 41 filiais da empresa, em 10 estados, e todo o gerenciamento da operação das betoneiras acontece de forma remota.

Em entrevista à Newsletter da Telebrasil, o CIO da Votorantim Cimentos, Humberto Shida, contou que a validação positiva do uso de Internet das Coisas no Brasil já traz frutos na estratégia global. Com 329 plantas no mundo, as unidades nos Estados Unidos estão interessadas em replicar o modelo nacional, que permite assegurar o tempo real de validade do cimento. “Houve ganho de mais de 30% e o desperdício foi minimizado de forma representativa”, observou o executivo.

Para Shida, uma corporação deve usar a inovação para a geração de valor e não para responder ao modismo. “Precisamos entender que qualquer inovação é para criar valor ao negócio”, enfatizou. O CIO também admitiu que há uma carência expressiva de mão de obra. Na Votorantim Cimentos, hoje, o processo é transformar o profissional analógico em digital. “É um trabalho de campo interno, mas temos de atualizar nossos especialistas.” Assistam à entrevista com o CIO da Votorantim Cimentos, Humberto Shida.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo