Seis em cada 10 brasileiros usam meios digitais de pagamentos
Estudo da IDC realizado no Brasil, Colômbia e México, mostra que os brasileiros são os que mais usam os smartphones para realizar atividades financeiras – 24,3%, ante 14% no México e 11,4% na Colômbia.
Seis em cada dez brasileiros das classes A, B e C utilizam meios digitais de pagamentos, revela estudo sobre mudanças nos hábitos de consumo de serviços financeiros diante das novas tecnologias elaborado pela empresa IDC que entrevistou mais de mil pessoas no Brasil, Colômbia e México.
No Brasil, 61% dos entrevistados responderam recorrer a meios digitais de pagamento ou “carteiras digitais”. No México, o resultado foi semelhante (62%) e, na Colômbia, pouco mais da metade das pessoas ouvidas afirmaram utilizar esses recursos (52%). Os brasileiros também são os que mais utilizam smartphones para realizar atividades financeiras (24,3%). A prática é adotada por 14% dos entrevistados ouvidos no México e 11,4%, na Colômbia.
Outro destaque entre os entrevistados brasileiros em relação aos de outros países foi a abertura de contas por meio de dispositivos móveis conectados à internet: 65% contra 52% no México e 48% na Colômbia. Em contrapartida, cada vez menos pessoas se dirigem a uma agência bancária no Brasil para realizar operações. De acordo com a pesquisa, 58% dos consultados relataram frequentar essas unidades, enquanto na Colômbia e no México a adesão ainda é superior à metade dos entrevistados, 64% e 65%, respectivamente.
O Brasil também lidera o uso de cartões de crédito. Do total, 57% relataram usar este meio com mais frequência do que o débito. O índice foi de 38% no México e 28% na Colômbia. Quase 74% dos brasileiros disseram ter cartões tanto de crédito quanto de débito.