Agricultura 4.0 é movida à conectividade

Diretor de Inovação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luís Cláudio França diz que a parceria com a indústria de telecomunicações é crucial para aumentar a produtividade e levar novas tecnologias para o dia a dia das colheitas.

Principal força econômica do Brasil, o campo também precisa ser inserido no processo de transformação digital. Para isso, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento criou uma diretoria de inovação, centralizando esforços para conectividade e oferta de soluções tecnológicas aos produtores rurais.

“A diretoria de inovação tem três focos. Primeiro, melhorar o ambiente de inovação na agropecuária brasileira. O segundo é levantar as demandas das dificuldades dos agricultores para trazer conectividade e recursos de IoT para o Brasil. E, finalmente, levantar quais as dificuldades de implementação dessas tecnologias pela iniciativa privada”, explicou o primeiro diretor de inovação do MAPA, Luís Cláudio França.

O foco na agricultura 4.0 é garantir maior produtividade e maior qualidade dos alimentos, dentro da compreensão de que a incorporação de tecnologias pode ampliar ainda mais a participação desse setor essencial, que responde atualmente por 13% do PIB brasileiro.

“Estamos trabalhando junto com ICTs, universidades e indústria para concretizar o uso das tecnologias para melhorar a produtividade de agricultura brasileira. Existe um interesse muito grande de todas as unidades, da Embrapa, da Conab, das superintendências do MAPA em ajudar o campo e criar ambientes internos no ministério para facilitar a conectividade local”, reforçou. À Newsletter da Telebrasil, Luís Cláudio França disse ainda que a participação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Painel Telebrasil 2019 foi essencial para estreitar os laços com o ecossistema. Assistam à entrevista.

ICT – Instituto de Ciência e Tecnologia
Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Conab – Companhia Nacional de Abastecimento
MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo