Big data: o papel da análise de dados nos negócios globais
O mundo discute temas como privacidade, análise de dados e proteção de informações. Como o Brasil se posiciona? O assunto será abordado em workshop que a Telebrasil, em conjunto com a Associação Global GMSA, promove no Painel Telebrasil 2018.
Os investimentos em tecnologias voltadas à transformação digital, como internet das coisas, big data, analytics, inteligência artificial e segurança da informação, para o período 2018 a 2021 são projetados em R$ 249,5 bilhões no Brasil, revelam os dados setoriais da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) relativos ao ano de 2017.
A análise de dados, que envolve o uso de big data e analytics, terá um crescimento de 8,5% ao ano nos próximos quatro anos, respondendo por R$ 56 bilhões, e as prestadoras de telecomunicações, que têm à mão bilhões de dados para serem trabalhados, estão definindo suas estratégias e identificando como encaixar essas informações para a reavaliação dos seus modelos de negócios. Não por outro motivo, a privacidade e a proteção de dados ganham relevância no Brasil e no mundo.
O Regulamento Geral de Proteção de Dados da União Europeia entra em vigor no dia 25 de maio e celebra uma série de mudanças. Entre elas, determina que as empresas passam a ser mais responsáveis pelos dados que coletam e armazenam. As companhias também precisam ser mais transparentes sobre como irão usar esses dados. Países como os Estados Unidos e os da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC) se mobilizam para buscar compatibilidade com as novas legislações. O Brasil também discute uma Lei de Proteção de Dados Pessoais no Congresso Nacional.
Privacidade, análise de dados e proteção de informações estão no centro da economia digital e a Telebrasil, em conjunto com a associação global GSMA, promove um encontro no Painel Telebrasil 2018 para discutir os benefícios para a sociedade a partir do uso do big data, no dia 22 de maio. No evento, serão debatidos temas como o uso do big data pelas prestadoras de telecomunicações e a colaboração com governos, setor privado e ONGs para uso da tecnologia em prol de soluções para os problemas sociais.
Também haverá uma análise das variáveis legais e regulamentares a serem consideradas no uso de big data, assim como dos melhores caminhos a seguir. O workshop vai abranger, em duas sessões, uma introdução à privacidade e proteção de dados, e, em seguida, um panorama histórico e regulatório sobre transferências internacionais de dados. Confira a programação e condições de inscrição em www.paineltelebrasil.org.br