Conexis e Brasscom passam a integrar o Comitê Nacional de Cibersegurança

Representantes das duas entidades tomaram posse durante a primeira reunião do grupo

Brasília, 20/03/24 – A diretora Jurídica e Tributária da Conexis Brasil Digital, Natasha Nunes, e a líder do GT de Regulação e Internet na Brasscom, Ana Paula Bialer, tomaram posse nesta quarta-feira (20) como integrantes, titular e suplente, do Comitê Nacional de Cibersegurança (CNCiber).

O CNCiber foi criado como parte da Política Nacional de Cibersegurança (PNCiber), publicada em dezembro de 2023, para estabelecer princípios, avaliar e propor medidas para aumentar a segurança cibernética do Brasil.

“A presença do setor de telecomunicações no CNCiber é de fundamental importância, principalmente quando você pensa que são as operadoras de telecom a porta de entrada das pessoas ao ambiente digital. O setor sabe da sua importância estratégica e já tem atuado em frentes, como, por exemplo, da conscientização do usuário. Desde 2020, temos a campanha do Fique Esperto, com informações sobre privacidade e prevenção de fraudes no ambiente digital”, afirmou a diretora da Conexis.

Durante a primeira reunião do comitê, o ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Marcos Antonio Amaro dos Santos, destacou a importância estratégica do comitê e o momento das nações no cuidado com cibersegurança.

Na reunião, foram criados três grupos de trabalho temático. O primeiro discutirá as medidas destinadas a aprimorar a Estratégia Nacional de Cibersegurança; o segundo tratará sobre a proposta de criação de um órgão de governança da Cibersegurança Nacional, responsável por sua regulação, fiscalização e controle; e o terceiro grupo coordenará as manifestações brasileiras nos diferentes organismos internacionais sobre cibersegurança.

Sobre a Conexis A Conexis Brasil Digital reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade, que são a plataforma da economia digital, da sustentabilidade e da conexão de todos os brasileiros. A Conexis, dentro de um movimento de transformação digital pelo qual o mundo está passando, vem substituir a marca do SindiTelebrasil, reforçando o propósito do setor de telecomunicações de digitalizar o País e de conectar todos os brasileiros.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo