Conexis se junta ao Movimento Antene-se pela ampliação da conectividade no Brasil

Movimento visa incentivar a instalação de antenas. Dificuldade para instalar essas infraestruturas é um dos maiores desafios para ampliar a conectividade no país 

Brasília, 10/05/21 – A Conexis Brasil Digital se juntou ao Movimento Antene-se, que reúne entidades de diversos setores da economia para incentivar e ampliar a instalação de antenas de telecomunicações.  

O movimento defende a reformulação de leis municipais para que fiquem alinhadas à Lei Geral de Antenas, de 2015, e a desburocratização dos processos de licenciamentos dessas instalações.  

Sem isso, acreditam as entidades, o país não terá a infraestrutura necessária para aproveitar ao máximo as tecnologias de conectividade; para universalizar o acesso aos serviços de telecomunicações; e para a implantar o 5G.  

“Em alguns municípios a lei é tão antiga que trata a instalação de antenas como obras e pedem, inclusive, habite-se. Esses movimentos são importantes para esclarecer a população e a sociedade. O 5G requer mais antenas, mais próximas uma da outra, mas são equipamentos pequenos. Ele vai exigir de cinco a 10 vezes mais antenas do que o 4G. Vai ser difícil levar o acesso aos locais mais distantes sem instalar esses equipamentos”, afirma o presidente executivo da Conexis, Marcos Ferrari. 

O Antene-se reforça as ações que a Conexis já vem adotando com o Fique Antenado! (https://conexis.org.br/fique-antenado/), iniciativa para dirimir dúvidas da população e de autoridades e incentivar que o processo de instalação de antenas seja facilitado. 

Anualmente a Conexis também divulga o Ranking das Cidades Amigas da Internet, que elenca as cidades que dispõem de leis e processos modernos para a instalação de infraestrutura de telecom. 

A dificuldade de instalação de antenas de celular e internet móvel é um dos desafios para a expansão da conectividade.  

Conheça os integrantes do Movimento Antene-se 

– Conexis Brasil Digital 

– Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações (Abrintel) 

– Associação Brasileira Online to Offline (ABO2O) 

– Associação da Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom) 

– Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicação Competitivas (TelComp) 

– Confederação Nacional da Indústria (CNI) 

– Federação Nacional de Instalação e Manutenção de Infraestrutura de Redes de Telecomunicações e de Informática (Feninfra) 

Sobre a Conexis – A Conexis Brasil Digital reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade, que são a plataforma da economia digital, da sustentabilidade e da conexão de todos os brasileiros. A Conexis, dentro de um movimento de transformação digital pelo qual o mundo está passando, vem substituir a marca do SindiTelebrasil, reforçando o propósito do setor de telecomunicações de digitalizar o País e de conectar todos os brasileiros. 

Acesse nossos conteúdos em https://conexis.org.br 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo