Datami: teles precisam ser hubs de serviços digitais para ganhar rentabilidade

Com base de clientes estagnada, operadoras devem diversificar receitas e monetizar infraestruturas já existentes, sugere José Fernandes Junior, CEO da Datami, durante o Painel Telebrasil Summit 2025
Brasília, 02/09/25 – Diante do esgotamento da base de clientes de telefonia móvel no Brasil, as operadoras precisam acelerar a criação de novos serviços que permitam monetizar suas infraestruturas já existentes. Essa foi a mensagem de José Fernandes Junior, CEO da Datami e membro do conselho da Cleartech, no Painel Telebrasil Summit 2025. “Temos uma densidade de 121 acessos a cada 100 habitantes. Ou seja, já não há muito espaço para crescer em quantidade de clientes, e isso pressiona a rentabilidade quando todos brigam pelos mesmos consumidores”, destacou.
Para o executivo, a saída está em diversificação. Segundo ele, hoje, a receita de novos produtos das operadoras cresce de forma tímida e ainda é considerada incipiente. Para Fernandes Junior é necessário que as teles assumam o protagonismo como hubs de serviços digitais, aproveitando sua capilaridade e a relação estabelecida com concessionárias e empresas de outros setores. “É necessário utilizar a posição sólida e a capilaridade das operadoras como grandes centralizadoras”, afirmou.
Fernandes Junior apresentou exemplos práticos de iniciativas em andamento. Um deles foi a digitalização dos serviços em rodovias, substituindo os antigos call boxes de emergência por soluções como o SOS Digital, que usa conectividade para agilizar o atendimento e reduzir custos das concessionárias. Outro caso é o programa Data Rewards 2.0, que distribui pacotes de dados patrocinados por meio de aplicativo – inicialmente voltado à educação, mas com potencial de aplicação em diferentes segmentos.
O executivo também citou um caso internacional. No México, o Banco Azteca passou a patrocinar os dados usados por seus clientes de classes C, D e E ao acessar o aplicativo da instituição. A iniciativa resultou em crescimento de 21% nos acessos únicos, aumento de 150% no consumo de dados e maior satisfação entre os correntistas. “Essas soluções mostram que é possível impulsionar resultados de negócios e, ao mesmo tempo, melhorar a experiência do consumidor, utilizando a mesma infraestrutura já instalada”, concluiu.
Com a presença de CEOs de grandes empresas, autoridades e lideranças empresariais, o Painel Telebrasil 2025 ocorre nos dias 2 e 3 de setembro, em Brasília. Na pauta de discussão estão temas como Inteligência Artificial, inclusão digital, 5G e expansão da conectividade. Para mais informações, acesse o site www.paineltelebrasil.org.br.