Celulares do interior de São Paulo terão nove dígitos a partir de domingo

Medida definida pela Anatel deverá atender à crescente demanda por novos celulares e será aplicada aos telefones móveis das áreas de DDD 12 a 19

Brasília, 23 – A partir do próximo domingo (25) os telefones celulares do interior de São Paulo, atendidos pelos DDD 12 a 19, passarão a ter um número a mais, o chamado nono dígito. Com isso, para ligar para um telefone móvel dessa área, será necessário digitar a tecla 9 antes do número de celular. O mesmo procedimento valerá também para as mensagens de texto (SMS).

A medida foi adotada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para ampliar o número de combinações existentes, permitindo assim o atendimento da crescente demanda de novos usuários. Na região, existem 30 milhões de celulares.

O acréscimo do número 9 nos celulares do interior de São Paulo será necessário em todas as ligações, independente se o telefone que faz a chamada for um fixo ou um celular. Também será exigido o nono dígito em todas as ligações interurbanas feitas para um celular dessa região. Nessas chamadas, o usuário continuará discando o 0 + código da operadora + DDD + 9 e o número do celular ao qual a ligação se destina.

Transição – Para permitir uma adaptação dos usuários ao novo formato, haverá um período de transição. Primeiramente, as ligações em que forem discados apenas oito dígitos serão automaticamente completadas. Numa segunda fase, a chamada será interceptada e o usuário ouvirá uma mensagem informando da necessidade de se discar o nono dígito. Depois um certo período, que varia de acordo com o tipo de ligação, se local ou interurbana, a chamada feita com oito dígitos não mais se completará.

Os novos números habilitados nessa região a partir de domingo já virão com o nono dígito e os pedidos de portabilidade também seguirão a mesma regra. O saldo dos assinantes, em créditos no telefone pré-pago, permanecerá disponível para o cliente. A agenda com os contatos terá que ser alterada pelos próprios usuários. Alguns smartphones, porém, dispõem de aplicativos que facilitam essa tarefa.

A inclusão do nono dígito começou em julho do ano passado no DDD 11, na região metropolitana de São Paulo. Nos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, a mudança ocorrerá no dia 27 de outubro deste ano. Até dezembro de 2014 se estenderá ao Norte do País, em 31 de dezembro de 2015 ao Nordeste e Minas Gerais e até 31 de dezembro de 2016 às regiões Sul e Centro-Oeste e nos Estados de Tocantins, Rondônia e Acre.

Todo o custo da mudança vem sendo arcado pelas prestadoras e não implicará em nenhuma cobrança para o cliente. O Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil) ressalta o empenho das prestadoras em melhor atender seus clientes. Para isso, as empresas estão trabalhando desde o ano passado na adequação de sistemas e redes e nos últimos meses têm realizado uma série de testes do novo formato.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo