Pesquisa do IPEA mostra percepção positiva da qualidade dos serviços de telecomunicações

Brasília, 14 – Estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) mostra que a grande maioria dos brasileiros tem uma percepção positiva da qualidade dos serviços de telecomunicações. Entre os clientes da telefonia móvel, incluindo os usuários de internet pelo celular, 65,5% têm uma percepção positiva da qualidade dos serviços.

Para elaborar a pesquisa “Sistema de Indicadores de Percepção Social”, o IPEA ouviu moradores de 3.809 domicílios, em 212 municípios, em todas as unidades da federação. No caso da telefonia fixa, a avaliação foi ainda mais favorável, com 72,9% dos entrevistados afirmando ter uma percepção positiva dos serviços. O segmento de TV por assinatura recebeu uma avaliação positiva de 87,2% e a percepção dos usuários de internet em banda larga é positiva entre 69,8% dos usuários ouvidos pelo Instituto.

A pesquisa revela que 40,8% dos domicílios têm internet, resultado semelhante aos já obtidos pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD 2011/IBGE) e pela TIC Domicílios 2013, do Comitê Gestor da Internet (CGI.Br). Desse total, 68% disseram acessar diariamente a internet. Dos entrevistados que declararam não ter internet em casa, 59,6% disseram que o principal motivo é o fato de não terem computador. O estudo do IPEA também revelou que em 38% dos domicílios do País, pelo menos uma pessoa acessa a internet pelo celular.

As prestadoras de telecomunicações têm presente a importância de seus serviços para esse mundo moderno de inclusão social, informação e conhecimento e reforçam seu compromisso de continuar trabalhando para melhor atender seus cliente, com oferta de serviços de qualidade.

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