Grupo Algar: 5G regional vai acelerar a digitalização no Brasil

O presidente da companhia, Luiz Alexandre Garcia, diz que crescimento sustentável em telecomunicações exige disciplina, confiança e estratégia voltada à inovação.

O setor de telecomunicações é o pilar do século 21, e o maior desafio dos provedores de serviços é conquistar a confiança dos clientes, afirmou o presidente do Grupo Algar, Luiz Alexandre Garcia, ao participar nesta terça-feira, 28/9, do Painel Telebrasil 2021. O executivo reforçou a necessidade de o Brasil fortalecer os provedores regionais para acelerar a digitalização. “Temos que lembrar que 22 milhões de acessos de fibra óptica, hoje, são providos pelos provedores regionais, o que representa 64% do total de lares conectados no Brasil”, pontuou.

Garcia destacou a realização do leilão 5G, previsto para o dia 4 de novembro e cujo edital foi publicado pela Anatel nesta segunda-feira, 27/9. Para o presidente do Grupo Algar, o modelo definido acertou em estabelecer três radiofrequências diferentes para lotes regionais. “Ter provedores regionais é essencial porque essas empresas estão indo ao mercado de capitais, se fortaleceram e vão propiciar mais competição e melhor atendimento aos clientes na oferta dos serviços digitais”, disse.

A força dos provedores regionais, adicionou, é querer estar muito próximo dos clientes. “Fizemos isso no Grupo Algar”, destacou. Luiz Alexandre Garcia lembrou que a companhia precede a criação do Sistema Telebras, passou pela privatização do setor em 1998 e, agora, vive a revolução tecnológica em que até bem pouco tempo a voz era responsável por 97% das receitas e, atualmente, no mundo digital, o predomínio é da comunicação de dados.

No caso da Algar, manter a característica regional não implicou deixar de ser uma operadora nacional. A empresa, que completa 67 anos, tem 110 mil km de fibra óptica ligando Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, a Fortaleza, no Ceará, atua em 372 municípios e conta com uma carteira com 168 mil clientes corporativos e mais de 1,1 milhão de clientes residenciais. No total, são 460 mil casas conectadas.

“Em seis anos, saímos de quatro estados para estarmos presentes em 17 estados, e isso foi possível com um crescimento sustentável, que exige disciplina, confiança nos negócios e uma estratégia voltada à inovação. Nós somos nacionais, mas temos uma característica regional muito forte para que possamos entender as necessidades distintas de cada localidade do país”, reforçou Luiz Alexandre Garcia. Uma das ações para crescer foram as aquisições, como a da Iqara Telecom, em 2005, em São Paulo, responsável pelo início da expansão nacional, até a da Vogel Telecom, neste ano, para reforçar a atuação no Sul e Sudeste. A Algar Telecom também trabalha com o modelo de franquia, criado há três anos na empresa. “São mais de 148 mil clientes atendidos em banda larga em 98 municípios por meio dos nossos franqueados”, completou o presidente do Grupo Algar.

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