Infraestrutura é o grande desafio do 5G no Brasil

Ao participar da 6ª edição do Global 5G Event, que acontece no Rio de Janeiro, o presidente da Anatel, Leonardo Morais, adverte que é preciso estimular o desenvolvimento das redes de telecomunicações para fomentar a economia digital.

Durante a 6ª edição do Global 5G Event, que acontece no Rio de Janeiro de quarta-feira, 28, a sexta-feira, 30/11, o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Leonardo Morais, advertiu que a estratégia digital do governo não será bem-sucedida se não existir uma efetiva infraestrutura de telecomunicações. “Não há digital sem conectividade. A conectividade é o pilar das novas ações da era digital”, pontuou.

Ainda de acordo com o presidente da Anatel, o 5G vai mudar a forma de viver do cidadão e a maneira de fazer negócios. “A segurança cibernética ganha cada vez mais atenção e terá papel relevante com a nova tecnologia”, salientou Morais. Ele observou que é hora de fazer as prestadoras aumentarem suas receitas, uma vez que o consumo do tráfego de dados expandiu exponencialmente, mas a rentabilidade das prestadoras não cresceu na mesma proporção.

“Se a competição até o momento ficou muito focada em cobertura, agora, o compartilhamento da infraestrutura é uma realidade imposta pelo mercado. Não apenas de rede, de fibra, mas de espectro também. Infraestrutura será o grande desafio do 5G, e as prestadoras precisam ter recursos para fazer a oferta do melhor serviço possível ao cidadão”, acrescentou o presidente da Anatel.

Morais enfatizou que o papel da agência reguladora é acelerar as condições para o desenvolvimento dessa infraestrutura. Uma das ações emergentes é convencer municípios e estados a simplificarem os procedimentos para a instalação de antenas. “Não haverá conectividade sem antenas. O desenvolvimento econômico depende de se ter a infraestrutura disponível”, completou.

A 6ª edição do Global 5G Event é realizada pela Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil). O fórum reúne especialistas de todo o mundo para discussões sobre os últimos avanços em pesquisa e desenvolvimento sobre tecnologias 5G. Vão ser debatidos temas como políticas governamentais, harmonização do espectro, padronização, questões regulatórias, infraestrutura, mercados verticais e casos de uso, testes de campo, aplicações e lançamentos comerciais. Em entrevista à Agência Telebrasil, o presidente Anatel explica as ações da agência para fomentar o 5G no Brasil. Assistam.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo