Marcos Pontes: É hora de construir um País baseado em Ciência e Tecnologia

Em entrevista ao Portal Planalto, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Marcos Pontes, revela o plano para, em 100 dias, começar a levar ciência e tecnologia aos ensinos fundamental e médio. Também destacou o papel transversal da Tecnologia no desenvolvimento estratégico do Brasil.

Em entrevista ao portal Planalto, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Marcos Pontes, confirmou que é prioridade da gestão para os próximos 100 dias, levar ciência e tecnologia para o ensino fundamental e para o ensino médio. Para o ministro,é imperativo construir um País baseado em Tecnologia.

“Nós já temos uma parceria com oMinistério da Educação de levar robótica, astronomia, rádio amador, eletrônica para a criançada do ensino fundamental de escolas públicas no Brasil. Para que isso? Para incentivar as carreiras de ciência e tecnologia para que nós tenhamos mais astronautas, engenheiros, médicos etc. Além disso, a formação dos professores de ciências para que eles deem as aulas de uma maneira eficiente com as crianças, trabalhem com projetos de ciência, a divulgação científica e tudo mais. Então a gente precisa construir um País baseado em tecnologia. Vai servir como ponta de lança do desenvolvimento estratégico do País”, sustentou.

Pontes também destacou o papel transversal que a tecnologia tem no governo. Segundo ele, o Ministério está sendo preparado para servir como uma ferramenta para os demais ministérios. “Temos conhecimento dentro do ministério, nós temos centros de pesquisas espalhados em várias áreas do conhecimento aqui no Brasil. Cientistas extremamente capazes, nós temos centros de inovação que pretendemos colocar em várias regiões do País, segundo a vocação de cada região, para incentivar a criação de novas startups por exemplo, para melhorar produtos existentes, serviços existentes”, reforçou Pontes.

O ministro coloca ainda como prioridade da pasta o fortalecimento da Agência Espacial Brasileira (AEB) e dos centros de lançamentos de satélites no Brasil, além de promover o lançamento de foguetes neste ano. Na visão do ministro, um dos desafios é a conclusão dos lançadores com propelente líquido, em desenvolvimento no Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), organização ligada ao Comando da Aeronáutica.

“Nós precisamos, primeiro, melhorar o resultado de projetos. Isso significa trabalhar com mais eficiência com o que nós temos. E também pleitear, através dos resultados obtidos, mais orçamentos que possam ser aplicados nessa área [o programa espacial]”, acrescentou o ministro.

No Dia do Astronauta, comemorado no dia 09/01, Marcos Pontes revelou ter um desejo: ver mais brasileiros seguindo seus passos e indo ao espaço. Para que isso aconteça em um futuro próximo, Pontes pretende desenvolver as bases de uma política espacial mais moderna e eficiente. “Gostaria, sem dúvida nenhuma, não só de dar o início a essa situação, mas também de participar do treinamento”, afirmou.

Em 29 de março de 2006, Marcos Pontes tornou-se o primeiro brasileiro a ir ao espaço com a Missão Centenário – nomeada em homenagem ao voo inaugural de Santos Dumont com o 14-Bis. Quase 13 anos após aquela data histórica, o paulista de Bauru chegou ao cargo de ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) disposto a colocar sua experiência como astronauta, engenheiro e tenente-coronel da Força Aérea Brasileira (FAB) a serviço do povo brasileiro.Assistam a íntegra da entrevista.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo