Meta de implantação do 4G em cidades-sede da Copa do Mundo já começou a ser cumprida pelas prestadoras

Desde o início da operação da quarta geração de telefonia móvel no Brasil, lançada oficialmente em abril, as prestadoras já instalaram 8.551 mil antenas em 74 municípios

Brasília, 4 – A novíssima tecnologia de quarta geração da telefonia móvel (4G), que permite velocidade de acesso à internet até dez vezes mais rápida que a 3G, já chegou a 74 municípios, incluindo as 12 cidades-sede da Copa do Mundo. Até o dia 31 de dezembro, todas as prestadoras estarão operando nas capitais que sediarão os jogos. Para garantir essa infraestrutura as empresas já instalaram 8.551 antenas com a nova tecnologia.

A prestação dos serviços, cumprindo o cronograma estabelecido no edital de licitação das frequências, começou em abril pelas seis cidades que sediaram os jogos da Copa das Confederações: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador. E até o fim deste mês será ofertada em Cuiabá, Curitiba, Manaus, Natal, Porto Alegre e São Paulo. O cronograma da Anatel prevê a expansão na sequência para todas as capitais de Estado e cidades com mais de 500 mil habitantes, que têm de estar atendidas até maio de 2014.

Para cumprir as exigências de atendimento e diante de legislações municipais que ainda impõem barreiras à expansão da infraestrutura, as prestadoras fizeram suas implantações instalando novos sites e utilizando sites já existentes.

A cobertura inicial, exigida pela agência reguladora, é de 50% da área urbana do município-sede. A prioridade será dada para os corredores de circulação dos moradores e turistas, como aeroportos, redondezas dos estádios, pontos turísticos e de grande concentração de pessoas, como os centros comerciais e empresariais das cidades. Em lugares onde o sinal de 4G ainda não estiver disponível, o telefone com esta tecnologia funcionará normalmente em 3G.

Para usar o serviço 4G, o consumidor terá que adquirir um aparelho também de quarta geração. Como no Brasil, a determinação da Anatel foi de que o 4G funcionasse na frequência de 2,5 GHz, os aparelhos também terão que ser específicos dessa frequência. O 4G no Brasil opera em frequência diferente dos aparelhos dos Estados Unidos, por exemplo, que usam a frequência de 700 MHz.

Assim como ocorre com qualquer nova tecnologia, a expectativa é de que o crescimento do número de usuários seja gradual e vá sendo massificado com uma maior diversidade de oferta de aparelhos e consequente queda nos preços. Em outubro, já chegamos a 731 mil acessos em 4G.

O 3G, lançado no Brasil em 2007, levou três meses para alcançar 1 milhão de clientes e cerca de dois anos para chegar a 10 milhões. A diferença entre as duas tecnologias é que a 4G está sendo lançada no Brasil ao mesmo tempo em que chega a vários outros países do mundo. O 3G, por sua vez, quando chegou ao Brasil, já estava bastante difundido mundialmente.

Estádios – As prestadoras estão investindo mais de R$ 200 milhões para oferecer também uma cobertura indoor nos 12 estádios da Copa do Mundo. Além da infraestrutura instalada nos seis estádios que sediaram os jogos da Copa das Confederações, as empresas estão concluindo os contratos para iniciarem as obras nos demais estádios. A estrutura indoor, que não consta das obrigações do leilão de 4G, dará mais robustez ao sinal, já que a comunicação nas arquibancadas não dependerá das antenas instaladas fora dos estádios. Também está sendo negociada a instalação de rede WiFi para ampliar os canais de comunicação.

As prestadoras de telecomunicações, mais uma vez, estão cumprindo os compromissos assumidos e exercendo papel de vanguarda com a prestação de serviços modernos e fundamentais para a inclusão de um número maior de brasileiros na moderna sociedade do conhecimento.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo