O 5G pode ser protagonista no combate ao aquecimento global

Em artigo publicado no site do TecMundo, o presidente executivo da Conexis fala sobre como o 5G vai impactar práticas relacionadas ao aquecimento global e preservação do meio ambiente

Brasília, 19/12/22 – O 5G está em pleno processo de implantação no país e milhares de brasileiros já começam a sentir as mudanças ocasionadas pela nova tecnologia. A perspectiva para os próximos anos é que as transformações gerem aumento de produtividade e tragam vistosos retornos para os setores público e privado, além de disponibilizar aos consumidores soluções inovadoras.

As boas notícias não param por aí. As novas possibilidades trazidas pelo 5G irão impactar de forma decisiva as práticas relacionadas ao combate ao aquecimento global e preservação do meio ambiente. O assunto é da maior importância.

Na COP27 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), realizada no Egito, ficou decidida a criação de um fundo para ajudar países menos desenvolvidos a enfrentar os infortúnios causados pelo aquecimento global. Por outro lado, havia uma expectativa muito grande de que os compromissos selados na COP26 de limitar o aquecimento do planeta em 1,5ºC fossem reafirmados com mais rigor, mas tais endossos não aconteceram.

As novas possibilidades trazidas pelo 5G irão impactar de forma decisiva as práticas relacionadas ao combate ao aquecimento global.

Com toda a capacidade que o 5G tem de otimizar processos e ser base para a criação de novas tecnologias, é inevitável que ele seja protagonista nas soluções para melhorar a relação entre ser humano e meio ambiente. Em primeiro lugar, segundo dados da Nokia, as redes 5G serão até 90% mais eficientes energeticamente em comparação com as anteriores.

Além disso, o combate ao desmatamento será mais efetivo. Por conta da rapidez da nova rede, será possível monitorar as florestas e demais áreas verdes em tempo real, possibilitando resolver problemas antes que tomem grandes proporções.

Uma das possibilidades é o controle de incêndios e queimadas por drones conectados, capazes de informar imediatamente o local e proporção da ocorrência. Além dos ganhos ambientais, a medida é capaz de gerar economia de milhões de reais aos cofres públicos todos os anos.

Toda a cadeia de proteção ao meio ambiente será beneficiada pelos ganhos de eficiência. Por exemplos, a evolução dos protocolos de analytics, IoT e machine learning serão fundamentais para alavancar as práticas de coleta e gestão de resíduos. O mesmo acontece com o tráfego de veículos em cidades inteligentes. São apenas algumas amostras do potencial de impacto da nova tecnologia.

A pressão para conter o aquecimento do planeta recai em todos os países, sejam eles ricos, em desenvolvimento, de grandes ou pequenas dimensões. O Brasil possui mais de 215 milhões de habitantes e está de volta ao top 10 das maiores economias do mundo, segundo ranking da Austin Rating.

O país também abriga a Amazônia, a maior floresta tropical do mundo. Tais fatos trazem evidentes responsabilidades no tocante às questões ambientais. Com isso, é preciso enxergar este momento como uma oportunidade para usar a tecnologia no combate a prejuízos ambientais e na proteção de áreas verdes.

Sobre a Conexis A Conexis Brasil Digital reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade, que são a plataforma da economia digital, da sustentabilidade e da conexão de todos os brasileiros. A Conexis, dentro de um movimento de transformação digital pelo qual o mundo está passando, vem substituir a marca do SindiTelebrasil, reforçando o propósito do setor de telecomunicações de digitalizar o País e de conectar todos os brasileiros.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo