Seminário discute em Belo Horizonte desafios e oportunidades para a implantação de Cidades Inteligentes

Brasília, 12/06/17 – Indústria, prestadoras do setor de telecomunicações e autoridades municipais e federais discutem amanhã, 13, os desafios e oportunidade para a implantação de Cidades Inteligentes.

Os debates ocorrerão na sede da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. O conceito de smart cities vem ganhando força globalmente, criando cidades com sistemas elétricos mais autônomos, redes hidráulicas controladas por centrais remotas, novas aplicações de segurança pública, saúde, educação e em setores como o automotivo, de transporte e redes inteligentes.

A ideia é usar a tecnologia para melhorar a infraestrutura e permitir aplicações da internet das coisas (IoT), tornando as cidades mais eficientes e melhores de se viver. A discussão que se coloca é como fazer isso considerando a realidade brasileira, principalmente das capitais do País, onde, em muitas delas, há legislações antigas, que precisam ser atualizadas para permitir a expansão da infraestrutura que dá suporte a todas essas aplicações, como as redes de banda larga fixa e móvel.

Nesse sentido, o debate em Belo Horizonte é importante, já que a legislação municipal ainda impõe uma série de restrições para instalação de antenas de telefonia e banda larga móvel e para a passagem de redes de fibras ópticas.

No fórum, serão apresentados cases de inovação e trocas de experiências sobre o que existe de mais moderno no mercado tecnológico, com demonstrações de produtos e soluções. Os debates terão a participação de representantes da Prefeitura de Belo Horizonte, do Ministério das Comunicações, do SindiTelebrasil e da Abrintel. Confira a programação. O setor de telecomunicações espera que as autoridades compreendam a importância de se ter leis que possibilitem e incentivem a instalação de infraestrutura de telecomunicações, permitindo consequentemente, cidades mais inteligentes, mais acesso dos cidadãos à internet e mais desenvolvimento para seus municípios.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo