O futuro digital exige um novo marco regulatório

Os últimos 20 anos foram muito prósperos para as telecomunicações, e os próximos 20 anos exigem uma evolução das regras atuais para se obter maior eficiência dos investimentos das prestadoras, segundo o presidente da Telebrasil, Luiz Alexandre Garcia.

A digitalização tem o forte poder transformador de levar países ainda em desenvolvimento, como o Brasil, ao patamar de países desenvolvidos. Daí a necessidade de políticas públicas que incentivem essa transformação, alerta o presidente da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), Luiz Alexandre Garcia.

Entre elas, o executivo destaca a atualização do marco legal do setor. “Vinte anos passam rápido. Foi um período muito próspero para as telecomunicações, a privatização foi um sucesso e a Lei Geral de Telecomunicações funcionou muito bem. Mas o futuro é diferente, é digital, é baseado na internet e nas tecnologias da informação e comunicação, as TICs. Temos que evoluir as regras. E temos a grande oportunidade, através do PLC 79/16, de olharmos para o futuro e trazermos mais eficiência aos investimentos de capital das prestadoras.”

O Brasil Digital é tema do Painel Telebrasil, que será realizado nos dias 22, 23 e 24 de maio, em Brasília. Em entrevista à Newsletter da Telebrasil, o presidente da associação sublinhou que o evento será o mais abrangente já realizado até hoje, com a participação de todo o ecossistema das Telecomunicações. “É o momento para discutirmos os desafios do presente e as oportunidades para acelerar a implementação de soluções digitais com TICs.” Assistam à entrevista com o presidente da Telebrasil, Luiz Alexandre Garcia.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo