Operadoras de telecomunicações inserem mais de 11 milhões de desbancarizados no Cadastro Positivo

Compartilhamento do histórico de pagamentos de clientes das principais empresas do setor comprovou o potencial de inclusão financeira do Cadastro Positivo

Brasília, 03/05/22 –  O compartilhamento do histórico de pagamentos dos clientes das operadoras de telecomunicações com os birôs de crédito gestores do banco de dados do Cadastro Positivo (Boa Vista, Quod, Serasa, SPC e TransUnion), iniciado em abril do ano passado, está concluído.

De acordo com dados da Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC), as informações enviadas pelas principais operadoras do país totalizaram 100 milhões de registros de pessoas físicas e jurídicas no banco de dados do Cadastro Positivo. Os dados foram apresentados nesta terça-feira (3) no Painel Telebrasil Talks: Finanças e Varejo.

Desse total, mais de 11 milhões de consumidores e empresas são desbancarizados, portanto, ausentes nos dados enviados anteriormente pelas instituições financeiras, responsáveis pela primeira onda de compartilhamento de informações com os birôs de crédito.

Os dados encaminhados pelas empresas Algar, Claro, Oi, Sercomtel, Sky, Tim e Vivo, referentes às assinaturas de serviços pós-pagos de telefonia celular e fixa, banda larga e TV por assinatura, permitiram que cerca de 10,3 milhões de pessoas físicas e mais de 763 mil pessoas jurídicas passassem a ter visibilidade no mercado de crédito devido ao Cadastro Positivo.

Na visão de Elias Sfeir, presidente da ANBC, a inserção das informações do setor de telecomunicações confirma os benefícios previstos na implementação do Cadastro Positivo em julho de 2019, principalmente em relação à inclusão financeira. “A nova economia demonstra que o desenvolvimento econômico e social é fundamental para a sustentabilidade dos negócios. O Cadastro Positivo é uma ação socioeconômica positiva onde a visibilidade dos consumidores e empresas no mercado de crédito proporciona dois principais benefícios: melhor avaliação de crédito, reduzindo inadimplência e superendividamento, e inclusão financeira dos desbancarizados, por meio da possibilidade de acesso a recursos financeiros. Parabenizo o Ministério das Comunicações, Anatel, Conexis e o setor de Telecomunicações que atenderam prontamente ao nosso chamado de parceria e demonstraram seu compromisso com a evolução socioeconômica do Brasil por meio da inclusão de 11 milhões de desbancarizados”, pontua Elias Sfeir.

Sobre a conclusão da transferência de dados das empresas de telecomunicações, Marcos Ferrari, presidente executivo da Conexis Brasil Digital, destaca que a inclusão desses 11 milhões de brasileiros que não têm conta bancária no cadastro positivo vai significar um avanço para as ferramentas de análise de crédito.

“São milhões de brasileiros que podem ser beneficiados do seu bom histórico de pagamento para conseguir crédito mais barato, com uma análise mais criteriosa que tem potencial para reduzir sérios problemas enfrentados no mercado de crédito, como o superendividamento”, afirmou Ferrari.

A implantação do Cadastro Positivo acontece em ondas: a primeira envolveu o compartilhamento de dados do Cadastro Positivo dos clientes das instituições financeiras e a segunda abrangeu as operadoras de telecomunicações. A seguinte, já em andamento, compreende as concessionárias estatais e privadas de distribuição de energia elétrica.  Porém, para que os benefícios do Cadastro Positivo sejam sentidos em todo o seu potencial e cheguem a mais consumidores e empresas, é indispensável a entrada dos setores de saneamento e gás.

“Este é o momento para que os setores de saneamento e gás passem a fazer parte do Cadastro Positivo, proporcionando assim o benefício socioeconômico do crédito a seus clientes e aos municípios e estados onde operam”, afirmou Elias Sfeir.

Sobre a Conexis        
A Conexis Brasil Digital reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade, que são a plataforma da economia digital, da sustentabilidade e da conexão de todos os brasileiros. A Conexis, dentro de um movimento de transformação digital pelo qual o mundo está passando, vem substituir a marca do SindiTelebrasil, reforçando o propósito do setor de telecomunicações de digitalizar o País e de conectar todos os brasileiros.

Sobre a ANBC

A Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC) é uma associação sem fins lucrativos, que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável do crédito no Brasil. A ANBC congrega os birôs de proteção ao crédito que atuam no país e é uma das entidades fundadoras do Fórum Empresarial LGPD. Também é membro de associações internacionais para promover as melhores práticas do setor como a Associação de Fornecedores de Informação de Crédito ao Consumidor (ACCIS), que reúne 39 birôs de crédito do mundo, e a Associação Latino-Americana de Birôs de Crédito (ALACRED).

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