Operadoras de telecomunicações inserem mais de 15 milhões de desbancarizados no Cadastro Positivo
Compartilhamento do histórico de pagamentos de clientes das principais empresas do setor comprova potencial de inclusão financeira do Cadastro Positivo
Brasília, 09/08/24 – O compartilhamento do histórico de pagamentos dos clientes das operadoras de telecomunicações com os birôs de crédito gestores do banco de dados do Cadastro Positivo, iniciado em 2021, permitiu que 15 milhões de consumidores e empresas desbancarizados fossem incluídos no mercado de crédito, segundo dados da Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC).
Ao todo, as operadoras de telecom compartilharam quase 100 milhões de registros, sendo que desses, 15 milhões eram de pessoas e empresas que estavam fora do sistema financeiro. Os dados encaminhados referentes às assinaturas de serviços pós-pagos de telefonia celular e fixa, banda larga e TV por assinatura permitiram que esses clientes passassem a ter visibilidade no mercado de crédito devido ao Cadastro Positivo. O setor é o segundo que mais contribuiu para o Cadastro Positivo, só ficando atrás das Instituições Financeiras.
A inserção das informações do setor de telecomunicações confirma os benefícios previstos na implementação do Cadastro Positivo em julho de 2019, principalmente em relação à inclusão financeira. O Cadastro Positivo proporciona dois principais benefícios: melhor avaliação de crédito, reduzindo inadimplência e superendividamento, e inclusão financeira dos desbancarizados, por meio da possibilidade de acesso a recursos financeiros.
Segundo o presidente-executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari, a inclusão desses brasileiros que não têm conta bancária no Cadastro Positivo é uma importante ferramenta de análise de crédito.
“Essas pessoas e empresas podem ser beneficiadas do seu bom histórico de pagamento para conseguir crédito mais barato, com uma análise mais criteriosa. Isso tem potencial para reduzir sérios problemas enfrentados no mercado de crédito, como o superendividamento”, afirmou Ferrari.
Com 167 milhões de registros únicos em sua base de dados, o Cadastro Positivo completa cinco anos. De acordo com dados da ANBC, entidade que reúne os birôs gestores do banco de dados do Cadastro Positivo (Equifax | Boa Vista, Quod, Serasa Experian, SPC e TransUnion), atualmente 87,17% da população economicamente ativa participa do programa.
Entre os benefícios comprovados do Cadastro Positivo nesses cinco anos está a melhora da nota de crédito, indicador que, quanto mais alto for, possibilita condições de crédito mais justas. Segundo dados da ANBC, com o uso do Cadastro Positivo, 78% da população economicamente ativa registrou melhora em sua pontuação. Além disso, o programa permitiu que mais de 20 milhões de pessoas físicas e jurídicas tivessem visibilidade para crédito.
Sobre a Conexis – A Conexis Brasil Digital reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade, que são a plataforma da economia digital, da sustentabilidade e da conexão de todos os brasileiros. A Conexis, dentro de um movimento de transformação digital pelo qual o mundo está passando, vem substituir a marca do SindiTelebrasil, reforçando o propósito do setor de telecomunicações de digitalizar o País e de conectar todos os brasileiros.