Ouvir o consumidor é essencial para novos modelos de negócios
Operadoras e fabricantes destacam a importância da Inteligência Artificial para habilitar novas experiências
Brasília, 07/11/24 – A transformação do setor de telecomunicações passa por novas tecnologias, pela oferta de novos serviços e, principalmente, por ouvir o consumidor. Este é o consenso entre representantes das operadoras e de fabricantes que participaram de debate sobre serviços digitais no Painel Telebrasil 2024, mostrando opiniões e experiências diferentes para o setor. Com mediação de Bruno Cavalcanti, gerente de Regulação e Inovação da Conexis Brasil Digital, o encontro abordou inovação, conectividade, desafios do setor e transformação digital do mercado e da indústria brasileira.
Renato Simões, diretor de Produtos da Oi Soluções, abriu o debate falando sobre a importância da modernização da rede e da adoção de novas tecnologias, sem afetar o custo ao consumidor. Ele mostrou de que forma isso foi feito na empresa. “Criamos uma expertise de trabalhar com empresas pequenas e grandes. Nossa principal responsabilidade como empresa de tecnologia é puxar o mercado, precisamos pensar na digitalização do serviço como uma commodity, com grande destaque ao uso de Inteligência Artificial como serviço agregado”, disse.
A importância de parcerias para o desenvolvimento de soluções foi tema da fala do diretor de Soluções Corporativas da TIM Brasil Paulo Humberto Gouvea. “A transformação digital vai melhorar a vida de todos, mas é necessário entender nosso papel em cada um dos setores e a demanda do mercado”, comentou. Paulo elencou os projetos da operadora para conectividade pelo país, com clientes no agronegócio, serviços de iluminação pública, portos e concessionárias de rodovias, por exemplo. Nesse sentido, reforçou ainda a necessidade de sincronismo entre agências reguladoras de diferentes setores, como energia, saúde e logística, para a promoção de uma transformação digital que permeie todos os segmentos da indústria brasileira.
Alessandro Maluf, diretor da Claro TV+, destacou a transformação do negócio de distribuição de conteúdo, mostrando como o comportamento do consumidor é afetado pela transição ao streaming: “É preciso escutar o consumidor e entender o que ele está pedindo, entregar uma solução que atenda às suas necessidades, com uma nova proposta de valor direcionada, melhorando sua experiência. Isso ajuda a transformar o nosso negócio”, afirmou. Alessandro também falou sobre o impacto do streaming em infraestrutura e os investimentos realizados pelas operadoras para suportar a alta demanda, priorizando o melhor custo-benefício para o consumidor: “Quem está fazendo esse investimento para que esse vídeo chegue na casa dos consumidores são as operadoras, e muitas vezes não estão vendo nenhum centavo desses conteúdos. É um investimento muito grande sendo feito na rede, para suportar o streaming no Brasil”, ponderou.
Diego Aguiar, Head do Brasil para Qualcomm, destacou a importância do setor de telecomunicações para a revolução tecnológica que estamos vivendo: “É preciso falar de serviços, tecnologia e valor agregado dentro de um ecossistema que utiliza Inteligência Artificial, de forma assertiva e direta, integrando dispositivos e ambientes. Somos habilitadores de tecnologia, e precisamos assumir esse papel e entregar ao mercado aquilo que é a nossa grande vocação. Precisamos levar soluções a clientes e mostrar as vantagens no uso de tecnologias, entregar soluções efetivas, facilitar a jornada e mostrar a importância do valor agregado para o negócio, inclusive com uso de Inteligência Artificial”.