Painel Telebrasil: “É urgente reduzir a carga tributária do setor de telecom”, afirmou José Félix

Presidente da Telebrasil e da Claro lembrou ainda que o Brasil não pode ficar de fora do debate sobre a cobrança do uso das redes pelas big techs e cobrou o reconhecimento da importância e dos desafios enfrentados pelo setor para ser o indutor da infraestrutura da economia digital

São Paulo, 14/06/23 – O presidente da Telebrasil e da Claro, José Félix, abriu nesta quarta-feira (14) o Painel Telebrasil Innovation, pela primeira vez realizado em São Paulo, afirmando que o Brasil precisa reconhecer a importância e os desafios enfrentados pelo setor de telecomunicações com a definição de políticas públicas que alavanquem o potencial da infraestrutura, essencial para o avanço de áreas como saúde, agronegócio, educação, comércio e logística, entre outras.

“O nosso objetivo é conectar pessoas, empresas, lideranças, agentes públicos e privados. Nós temos de ter nossas reais necessidades reconhecidas para gerar ainda mais competitividade e produtividade para o Brasil”, sustentou.

Félix lembrou que as discussões sobre a reforma tributária são uma oportunidade ímpar para reduzir e simplificar a carga do setor de Telecomunicações. “Precisamos ter uma tributação mais alinhada à dos países mais avançados, que está em torno de 11,9%. Esse montante tem de ser uma realidade para o nosso setor. Não podemos deixar que as taxas aumentem”, pontuou.

O presidente da Telebrasil lembrou que foi importante ouvir a fala do relator do grupo de Reforma Tributária, deputado Aguinaldo Ribeiro, de que em nenhuma hipótese haverá aumento de carga tributária. Mas observou que é preciso não esquecer as taxas e contribuições pagas pelas operadoras e que representam quatro pontos percentuais a mais na carga tributária imposta ao setor. “Mais de 90% das taxas pagas não são usadas no setor”, observou.

As operadoras, ressaltou o presidente da Telebrasil, investem, em média, R$ 40 bilhões por ano em infraestrutura e a demanda não para de crescer, acrescentando que as redes têm gerado receitas para empresas que pouco investem em infraestrutura, as big techs. Para José Félix, o debate sobre o assunto está intenso no mundo e o Brasil não pode ficar de fora.

“As big techs têm de contribuir para que tenhamos uma infraestrutura capaz de suportar a economia digital.” O Painel Telebrasil Innovation 2023 é a 67ª edição do evento e acontece para mostrar as tendências e provocar novas ideias para ampliar o acesso à conectividade no Brasil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo