Painel Telebrasil traz atualizações sobre o mercado de espectro

Temática foi abordada em webinar que reuniu especialistas no primeiro dia do evento

Brasília, 14/09/21 – As perspectivas para o mercado de espectro, considerando, a curto prazo, as mudanças que virão a partir do lançamento do leilão do 5G, foram o tema central do webinar que inaugurou a  agenda de apresentações do Painel Telebrasil. Reunidos no encontro online, Francisco Soares, vice-presidente da Qualcomm; Fábio Casotti, especialista em Regulação da Anatel; Monique Barros, Diretora Regulatória da Claro, Paulo Bernardocki, diretor de Tecnologia de Redes da Ericsson e Charles Costa, assessor pleno da Conexis, fizeram questão de frisar que as transformações que se avizinham vão exigir revisões em termos institucionais e regulatórios.

Fabio Casotti, da Anatel, destacou a necessidade de considerar o desenvolvimento da gestão multidisciplinar do espectro, à luz de novas ferramentas e tecnologias, trabalhando as vertentes econômica e jurídica prioritariamente.

Na sequência, Francisco Soares, fez um breve apanhado da potência  do ecossistema de conectividade para, logo depois, abordar aspectos relacionados aos parâmetros técnicos para o espectro licenciado e não licenciado, sugerindo o uso de “terceiras partes” para atuar em nome da Anatel, como forma de agilizar processos no gerenciamento de espectro, estabelecendo assim um compartilhamento de responsabilidades.

Ao trazer o ponto de vista das operadoras, Monique Barros, Diretora Regulatória da Claro, ressaltou a necessidade de trabalhar com máxima segurança jurídica, dispensando o cuidado devido ao detentor de uso primário que, de fato, participou de processo licitatório e adquiriu uma estabilidade e uma proteção para utilização de determinadas faixas. Segundo ela, isso não impede a adoção de outras formas de uso de espectro, muito menos limita o mercado, quando se leva em conta a alocação para licenciados e não licenciados, mas é preciso haver rígida coordenação e acompanhamento por parte dos agentes reguladores.

Paulo Bernardocki, Diretor de Tecnologia de Redes da Ericsson, considerou que sempre há espaço para ampliação de uso do espectro. Nesta direção, ele sugeriu o uso da frequência de 600 MHz em apoio ao 5G.

O Painel Telebrasil retorna na semana que vem, dia 21, terça-feira, com mais atrações na agenda. Para participar, inscreva-se gratuitamente no site www.portaltelebrasil.org.br

Acesse nossos conteúdos em https://conexis.org.br

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo