Presidente-executivo da Conexis defende diálogo para manter sustentabilidade das redes

Durante live do Legal Grounds Institute, Ferrari destacou a importância de que as chamadas big techs contribuam para a expansão das redes de telecom

Brasília, 22/03/24 – O presidente-executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari, defendeu a construção de um diálogo entre o setor de telecom e as plataformas de conteúdo digital como forma de garantir a sustentabilidade das redes de telecom e a conexão de cada vez mais brasileiros.

“Para deixar bastante claro, não temos absolutamente nada contra as plataformas digitais, o que estamos buscando sempre é o diálogo. A nossa preocupação é que com a sociedade, de ter e manter as redes de tal maneira que nenhum cidadão seja prejudicado pelo uso das redes”, afirmou durante live do Legal Grounds Institute.

Ferrari lembrou que hoje as seis maiores plataformas de conteúdo digital, as conhecidas big techs, usam mais de 8% da rede móvel das operadoras, o que exige cada vez mais investimentos para expansão da capacidade das redes para atender cada vez mais conteúdo, o que prejudica a sustentabilidade da rede e o uso racional da infraestrutura.  “O que não aceitamos é falar que não tem problema. O que estamos dispostos é: existe um problema e vamos nos sentar à mesa”, disse Ferrari.

O executivo também falou que é preciso rever o conceito antigo de neutralidade de rede. Segundo ele, com a chegada do 5G as redes de telecom passaram a ser usadas para situações críticas como cirurgia remota. Ferrari destacou que uma cirurgia remota não pode competir com o um vídeo de entretenimento e que o uso da rede para uma cirurgia precisa ser priorizado.

No encontro, que contou com a presença do diretor do Legal Grounds Institute, Juliano Maranhão, da coordenadora de curso do Legal Grounds Institute, Bianca Mollicone, do ex-conselheiro do Cade, Cesar Matos, e do procurador do Estado do Paraná, Vinicius Klein, Ferrari também falou sobre a necessidade de aprimoramento da regulação do setor de telecom.

Ferrari explicou que a evolução do setor é muito rápida e que existe uma brecha entre o que é regulado e a regulação. O presidente-executivo da Conexis destacou ainda a ausência de regulação das plataformas digitais em contraponto ao excesso de regulação do setor de telecom.

Sobre a Conexis – A Conexis Brasil Digital reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade, que são a plataforma da economia digital, da sustentabilidade e da conexão de todos os brasileiros. A Conexis, dentro de um movimento de transformação digital pelo qual o mundo está passando, vem substituir a marca do SindiTelebrasil, reforçando o propósito do setor de telecomunicações de digitalizar o País e de conectar todos os brasileiros.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo