Presidente-executivo da Conexis discute conectividade significativa em evento do CGI.br
Durante o encontro, Ferrari falou sobre a relação entre inclusão digital e temas como Reforma Tributária e uso sustentável das redes
Brasília, 16/04/24 – O presidente-executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari, falou sobre conectividade significativa e como a discussão está diretamente ligada a pautas como Reforma Tributária e uso sustentável das redes de telecomunicações. Ferrari participou nesta terça-feira (16) do Seminário Conectividade Significativa, organizado pela Câmara de Universalização e Inclusão Digital do CGI.br, em Brasília.
Segundo ele, a conexão de mais brasileiros passa por acesso a dispositivos e acesso à conectividade. Para isso, afirmou, a redução da carga tributária sobre o setor, seja equipamentos e serviços, é essencial. Ele apontou que hoje, quase 55% do custo de um dispositivo móvel é tributo, o que encarece o produto e exclui uma parcela significativa da população. “A carga tributária é um inibidor na aquisição de dispositivos”, disse.
Sobre acesso à conectividade, Ferrari lembrou que o edital do leilão do 5G endereçou boa parte das questões de infraestrutura do ponto de vista de recursos, mas destacou que há outros desafios para a expansão da conectividade para lugares longínquos.
“É uma discussão moderna. Recente. Como faremos para expandir a cobertura para locais sem conectividade vis a vis a necessidade, cada vez maior, de dados e, portanto, de capacidade, em locais onde já há conectividade. É um problema que o setor de telecom, em nível mundial, está vivendo. Hoje as grandes plataformas de conteúdo digital – big techs – ocupam 80% da rede móvel e 50% da rede de uma forma geral”, afirmou.
Segundo Ferrari, que é conselheiro do CGI, essa necessidade de expansão da capacidade das redes em locais onde já há conectividade acaba prejudicando a expansão das redes para outros locais.
Sobre a Conexis – A Conexis Brasil Digital reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade, que são a plataforma da economia digital, da sustentabilidade e da conexão de todos os brasileiros. A Conexis, dentro de um movimento de transformação digital pelo qual o mundo está passando, vem substituir a marca do SindiTelebrasil, reforçando o propósito do setor de telecomunicações de digitalizar o País e de conectar todos os brasileiros.