Privatização ampliou recursos de Pesquisa & Desenvolvimento em telecomunicações

Integrante da CCT na Câmara, deputado Fabio Sousa (PSDB-GO) ressalta a ampliação das oportunidades com a telefonia móvel.

A abertura do mercado de telecomunicações ao capital privado trouxe impactos positivos na economia e também foi significativa para os avanços feitos em pesquisa e desenvolvimento, como destacou, em entrevista à Newsletter da Telebrasil, o deputado federal e integrante da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCT) da Câmara dos Deputados, Fabio Sousa (PSDB-GO).

O parlamentar comemorou o avanço da telefonia celular e destacou a sua importância no ambiente de negócios. “Hoje se faz todo tipo de negociação, de negócios, através do celular, da telefonia móvel, da internet”, afirmou Fabio Sousa.

De fato, estudos como a Pesquisa de Inovação do IBGE ressaltam o peso das telecomunicações. No levantamento mais recente, de 2016, com base no período de 2011 a 2014, os aportes em Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) do setor passaram de pouco mais de R$ 1,1 bilhão para cerca de R$ 4,2 bilhões no período, ou de menos de 4% para 10% do total, incrementados pelos investimentos em 3G e 4G. Assistam à entrevista com o deputado Fabio Sousa (PSDB/GO).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo