Projeto Celular Seguro permite bloqueio de celulares roubados ou furtados

Solução lançada nesta terça-feira pelo Ministério da Justiça em parceria com a Conexis, operadoras e outras entidades permitirá o bloqueio de aparelhos roubados ou furtados

Brasília, 20/12/23 – O Ministério da Justiça, em parceria com a Conexis Brasil Digital, operadoras de telecomunicações e entidades privadas, lançou nesta terça-feira (19) o site e aplicativo Celular Seguro. Segundo o Ministério da Justiça, a ferramenta contribui para o combate ao furto e roubo de celulares, permitindo que a vítima do crime bloqueie o aparelho. O site e o aplicativo, disponível para Android e iOS, já estão disponíveis.

A ferramenta possibilita que, em uma única plataforma, com acesso por meio da conta “gov.br”, o consumidor solicite o bloqueio do seu aparelho e de aplicativos bancários. É importante ressaltar que com o bloqueio do aparelho, ele não poderá acessar a rede móvel das operadoras e os chips deixam de funcionar no celular, mas o aparelho segue ativo.

Além do bloqueio do aparelho, a solução vai evoluir para permitir o bloqueio da linha telefônica pelo Celular Seguro e será totalmente implementada pelas operadoras até o dia 9 de fevereiro de 2024. O bloqueio da linha inviabiliza o uso do chip do usuário em outro aparelho. Até essa função estar disponível, é importante que o usuário que tiver o celular furtado ou roubado acione sua operadora para fazer o bloqueio da linha telefônica. Somente bloqueando aparelho e linha o usuário estará mais protegido contra fraudes e uso indevido de aplicativos.

Mesmo com a plataforma do Celular Seguro, o consumidor segue podendo realizar o bloqueio do aparelho ou da linha de telefone diretamente na sua operadora, como já é feito atualmente.

Como funciona?

– Acesse a loja de aplicativos do seu celular e baixe o aplicativo “Celular Seguro”. Também é possível acessar a ferramenta pelo site celularseguro.mj.gov.br.

– O usuário deve acessar o sistema do Celular Seguro pela sua conta “gov.br” e fazer o registro dos seus aparelhos. Importante: a linha telefônica registrada deve estar no CPF usado para acessar a plataforma.

– Na plataforma o usuário também poderá registrar pessoas de confiança que poderão criar ocorrências e fazer o bloqueio em seu nome.

– Se o usuário tiver o aparelho de celular furtado ou roubado ele ou a pessoa de confiança deve entrar no site ou no aplicativo Celular Seguro e solicitar o bloqueio.

– O bloqueio do aparelho ocorre em até um dia útil após o pedido pela plataforma.

Perguntas e Respostas

O que é o Celular Seguro?

Site e aplicativo que permitirá o bloqueio do aparelho celular furtado ou roubado. O bloqueio impede que o dispositivo seja usado para acessar a rede de telefonia móvel, mas ele continua podendo acessar a rede de wi-fi.

Como eu peço o bloqueio do aparelho?

O usuário deve solicitar o bloqueio pelo site ou pelo aplicativo Celular Seguro. O login no site e aplicativo deve ser feito com a conta “gov.br”.

Em quanto tempo o bloqueio acontece?

O bloqueio ocorre até 24 horas úteis após a solicitação.

A linha de telefone também será bloqueada quando pedir o bloqueio do aparelho?

A solução que também permitirá o bloqueio da linha telefônica pela ferramenta será totalmente implementada até o dia 9 de fevereiro de 2024. Até essa função estar disponível, é importante que o usuário que tiver o celular furtado ou roubado acione sua operadora para fazer o bloqueio da linha telefônica.

O que eu faço se recuperar o meu aparelho?

Para solicitar o desbloqueio do aparelho é preciso ir a uma loja da sua operadora.

O bloqueio também vale para celulares em nome de empresas?

Não. Em caso de celulares cadastrados em nomes de empresas o bloqueio deve ser solicitado junto à operadora no atendimento de pessoa jurídica.

Posso cadastrar com o meu acesso no gov.br o número de outra pessoa?

Não. Caso o número cadastrado no gov.br tenha CPF diferente daquele utilizado para o acesso na plataforma, o bloqueio do aparelho (e, posteriormente, o bloqueio da linha) não será realizado.

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