Queixas contra prestadoras cai pelo terceiro ano consecutivo na Anatel

Percentual em 2018 ficou 13,6% menor do apurado em 2017. Redução das reclamações contempla o trabalho feito pelas prestadoras para a melhoria do atendimento ao consumidor, como a adoção dos serviços digitais.

O número de reclamações dos consumidores na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) com relação aos principais serviços de telecomunicações em 2018 registrou uma queda de 13,6% em relação a 2017.  Este é o terceiro ano consecutivo com registro de queda no volume de reclamações: elas já haviam sido reduzidas em 4,3% no ano de 2016, e em 12,9% no ano de 2017.

De 2015 a 2018, segundo os números aferidos pela Anatel, as reclamações caíram de 4.088.633 milhões para 2.941.240 milhões, o que significa uma queda de 1.147 milhão, sendo que em 2018, a redução foi de quase 500 mil (464,5 mil). As reclamações, informa ainda a agência, caíram em todos os serviços de telecomunicações: TV por Assinatura, telefonia móvel, telefonia fixa e banda larga fixa.

A redução das queixas scontempla o trabalho que tem sido feito pelas prestadoras para a melhoria do atendimento ao cliente, como a adoção dos serviços digitais. O setor de telecomunicações tem investido cerca de R$ 28 bilhões ao ano, em todo o País, especialmente em expansão de serviços e melhoria da qualidade.

Nos últimos anos, telecomunicações foi o setor que registrou o maior índice de solução de problemas apresentados pelos consumidores aos Procons, 83,7%. Também resolveu 88,6% dos problemas apresentados no Consumidor.gov, segundo a Senacon, do Ministério da Justiça.

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