Reclamações sobre serviços de telecom caíram 25,4% em março

Em março de 2023 foram registradas na Anatel 123.491 queixas, 42 mil a menos do que março de 2022

Brasília, 16/05/23 – O número de reclamações de usuários de serviços de telecomunicações caiu 25,4% em março deste ano, na comparação com o mesmo mês de 2022, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) reunidos pela Conexis Brasil Digital. No mês de março de 2023 foram registradas 123.491 queixas de usuários de serviços de telecom, 42.054 a menos que as registradas em março do ano passado.

Os dados mostram queda nas reclamações relacionadas a todos os serviços. A maior ocorreu no serviço de TV por assinatura, redução de 32%, seguida pelo serviço de telefonia móvel, com queda de 27,4%, e de banda larga fixa, que caiu 16,7%.

“Os dados de 2023 seguem a tendência de queda registrada nos últimos anos. Em 2022, por exemplo, o número de reclamações caiu quase 23%. Foram cerca de 1,7 milhão de reclamações, o menor volume de reclamações desde 2015. Resultado dos investimentos do setor, que ultrapassaram R$ 38 bilhões em 2022 e de ações das empresas para melhorar a relação com os consumidores”, afirmou o presidente-executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari.

O maior número de queixas está relacionado à cobrança, que responde por 31% do total, mas as queixas relacionadas à cobrança tiveram uma queda de 34% em março de 2023. Reclamações relacionadas à qualidade, funcionamento e reparo, segundo item mais reclamado, tiveram redução de 1% e as relacionadas à cancelamento registraram queda de 39%.

A simplificação do processo de cobrança faz parte das medidas de autorregulação do setor de telecomunicações. O normativo trata da simplificação e transparência das ofertas feitas pelas empresas, o que reduz dúvidas sobre o que é cobrado. O setor também implantou a automação de processos relacionados ao faturamento, como, por exemplo, a emissão de segunda via e envio de comprovante de pagamento.

Outra medida de autorregulação foi a criação da plataforma “Não Me Perturbe” (www.naomeperturbe.com.br), que permite bloquear chamadas de telemarketing de telecomunicações e de oferta de crédito consignado. A plataforma também está disponível por APP.

Sobre a Conexis A Conexis Brasil Digital reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade, que são a plataforma da economia digital, da sustentabilidade e da conexão de todos os brasileiros. A Conexis, dentro de um movimento de transformação digital pelo qual o mundo está passando, vem substituir a marca do SindiTelebrasil, reforçando o propósito do setor de telecomunicações de digitalizar o País e de conectar todos os brasileiros.

Acesse nossos conteúdos em https://conexis.org.br

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo