Regulamentar as antenas de pequeno porte é crucial para avançar o 4G e o 5G

As chamadas small cells serão cruciais para massificar a conectividade exigida pelo 5G e os municípios precisam adequar suas legislações como já o fizeram Curitiba, Porto Alegre, e mais recentemente, Brasília, afirmou o gerente de Infraestrutura do SindiTelebrasil, Ricardo Dieckmann.

O Brasil possui pouco mais de 100 mil antenas ativas no Brasil e com a expansão do 4G e o desembarque do 5G, o País vai precisar de muito mais infraestrutura para atender a demanda de serviços do consumidor, afirmou o gerente de Infraestrutura do SindiTelebrasil, Ricardo Dieckmann, ao participar da cerimônia de premiação da quinta edição do ranking das Cidades Amigas da Internet, realizada pelo SindiTelebrasil e pela Abrintel, nesta terça-feira, 25/08.

“A grande pressão hoje do consumidor é por vídeo, que exige uma grande quantidade de pequenas estações mais próximas para garantir a melhor conectividade. Mas são pequenas estações para serem colocadas em pontos de ônibus, em bancas de jornais, em fachada de prédios”, observou Dieckmann.

 Segundo ele, o Decreto do governo – esperado pelo setor – ratifica que as pequenas estações não dependem de licenciamento prévio, como já está na Lei Geral das Antenas. Dieckmann destacou ainda que municípios interessados em avançar na oferta de serviços de telecomunicações estão adequando suas legislações à nova demanda como Curitiba, Porto Alegre e, mais recentemente, Brasília.

“Que os exemplos destas cidades sirvam para as demais que também almejam acelerar a oferta de serviços aos seus cidadãos por conta do avanço da economia digital”, completou o diretor do SindiTelebrasil.  A edição completa do Ranking Cidades Amigas da Internet 2020, com os 100 maiores municípios brasileiros em população pode ser encontrado na página  http://www.agenciatelebrasil.org.br/fiqueantenado, que tem dicas, informações, cartilha e diversos conteúdos sobre as antenas.

 A instalação da infraestrutura de telecomunicações é imprescindível para a conectividade e economia digital cuja essencialidade fará parte também dos debates do Painel Telebrasil 2020, que ocorre nos dias 8, 15, 22 e 29 de setembro. As inscrições gratuitas para o Painel e a programação estão disponíveis no site http://paineltelebrasil.org.br/

Assistam à íntegra do evento.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo