Serviços de 4G já começam a ser ofertados no Brasil

Para o início das operações da telefonia celular de quarta geração (4G) foram instadas mais de 3 mil antenas em menos de seis meses

Brasília, 30 – A novíssima tecnologia de quarta geração da telefonia móvel (4G), que permite velocidade de acesso à internet até dez vezes mais rápida que a 3G, já está sendo oferecida no Brasil. As prestadoras instalaram cerca de 3.500 antenas e investiram mais de R$ 5 bilhões em frequências e infraestrutura.

A prestação dos serviços, cumprindo o cronograma estabelecido no edital de licitação das frequências, começa pelas seis cidades que sediarão os jogos da Copa das Confederações: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador.

Outras cidades, que pelo edital só teriam que ser atendidas em dezembro, também já começam a ter o 4G de forma antecipada, como São Paulo, Curitiba e Porto Alegre. Até 31 de dezembro deste ano, pelo edital, os serviços devem chegar a todas as sedes da Copa do Mundo, o que incluirá Cuiabá, Manaus e Natal.

O cronograma da Anatel prevê a expansão na sequência para todas as capitais de Estado e cidades com mais de 500 mil habitantes, que têm de estar atendidas até maio de 2014.

Até o fim do ano, outras 6 mil antenas deverão ser instaladas nas cidades-sede da Copa do Mundo. Para cumprir as exigências de atendimento e diante de legislações municipais que ainda impõem barreiras à expansão da infraestrutura, as prestadoras iniciaram suas implantações utilizando sites existentes.

A cobertura inicial, exigida pela agência reguladora, é de 50% da área urbana do município-sede. A prioridade será dada para os corredores de circulação dos moradores e turistas, como aeroportos, redondezas dos estádios, pontos turísticos e de grande concentração de pessoas, como os centros comerciais e empresariais das cidades. Em lugares onde o sinal de 4G ainda não estiver disponível, o telefone funcionará normalmente em 3G.

Para usar o serviço 4G, o consumidor terá que adquirir um aparelho também de quarta geração. Como no Brasil, a determinação da Anatel foi de que o 4G funcionasse na frequência de 2,5 GHz, os aparelhos também terão que ser específicos dessa frequência. O 4G no Brasil opera em frequência diferente dos aparelhos dos Estados Unidos, por exemplo, que usam a frequência de 700 MHz.

Assim como ocorre com qualquer nova tecnologia, a expectativa é de que o crescimento do número de usuários seja gradual e vá sendo massificado com uma maior diversidade de oferta de aparelhos e consequente queda nos preços.

O 3G, lançado no Brasil em 2007, levou três meses para alcançar 1 milhão de clientes e cerca de dois anos para chegar a 10 milhões. A diferença entre as duas tecnologias é que a 4G está sendo lançada no Brasil ao mesmo tempo em que chega a vários outros países do mundo. O 3G, por sua vez, quando chegou ao Brasil, já estava bastante difundido mundialmente.

As prestadoras de telecomunicações, mais uma vez, estão cumprindo os compromissos assumidos e exercendo papel de vanguarda com a prestação de serviços modernos e fundamentais para a inclusão de um número maior de brasileiros na moderna sociedade do conhecimento.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo