Serviços de telefonia móvel tiveram uso intenso na primeira rodada da Copa das Confederações

Brasília, 18 – Apesar do prazo reduzido pela metade e de a infraestrutura de cobertura indoor dos estádios não estar concluída, os serviços de telefonia móvel tiveram um uso intenso durante as quatro primeiras partidas da Copa das Confederações, em Brasília, Rio de Janeiro, Recife e Belo Horizonte.

No jogo de abertura, no Estádio Mané Garrincha, no dia 15, foi verificado que no período entre 14h e 18h foram completadas mais de 90 mil ligações. O levantamento das atividades do sistema indoor evidenciou dois momentos de pico de chamadas: às 14 horas, antes da cerimônia de abertura, e às 18 horas, no final da partida.

O maior volume de dados trafegados ficou concentrado na tecnologia 3G, com congestionamentos momentâneos. Levantamento do tráfego mostrou que durante o período de quatro horas, entre 14h e 18h, cerca de 300 mil comunicações de dados foram feitas, incluindo envio de e-mails, fotos e mensagens multimídia, com tamanho médio de 0,5 MB. A tecnologia 2G teve funcionamento normal durante todo o tempo.

Em Brasília, a novíssima tecnologia 4G superou as expectativas, apresentando uma utilização significativa de cerca de 60 mil comunicações de dados no mesmo período, o que significa 20% do volume trafegado no 3G. Mesmo assim, operou com grande folga de capacidade.

No Maracanã, o uso dos serviços de voz e dados em 3G também foi elevado, ocupando toda a banda disponível e apresentando congestionamentos esporádicos no serviço de dados. Na partida realizada no Rio de Janeiro, foi observado funcionamento satisfatório da tecnologia 2G, mesmo no horário de maior tráfego, enquanto a 4G operou também com grande folga de capacidade.

Na Arena Pernambuco, o uso dos serviços móveis foi distribuído entre as tecnologias 2G e 3G, com baixa utilização do 4G. E no Mineirão, os serviços de voz e dados em 3G funcionaram sem intercorrências.

O SindiTelebrasil ressalta que as prestadoras continuarão trabalhando para completar a instalação da cobertura indoor nos seis estádios da Copa das Confederações e também nos estádios que receberão os jogos da Copa do Mundo em Cuiabá, Curitiba, Manaus, Natal, Porto Alegre e São Paulo.

A expectativa é de que, nesse período até a Copa do Mundo, se intensifique o uso do 4G no Brasil, permitindo uma melhor distribuição do tráfego nas diversas tecnologias de telefonia móvel nos estádios, especialmente na transmissão de dados.

Mesmo não fazendo parte dos requisitos da Fifa para os estádios nem das obrigações previstas nos editais da Anatel, a infraestrutura indoor vai representar um investimento total de R$ 200 milhões. Para garantir a implantação de parte dessa infraestrutura para a Copa das Confederações, as prestadoras mantiveram suas equipes trabalhando em três turnos para tentar compensar o atraso na liberação dos estádios, que em muitos casos ocorreu em menos da metade do tempo necessário para a implantação dos sistemas planejados.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo