TIM: Brasil precisa avançar muito em antenas e fibra ótica
O CTiO da TIM Brasil, Leonardo Capdeville, revelou que, em média, cada operadora nacional tem 20 mil antenas instaladas para atender a todo o Brasil, quando na Itália, metade do tamanho do estado de Minas Gerais, soma 96 mil antenas.
O Brasil precisa avançar muito para flexibilizar a implantação de infraestrutura de telecomunicações, advertiu o CTiO da TIM Brasil, Leonardo Capdeville, ao participar nesta sexta-feira, 21/08, de live realizada pelo SindiTelebrasil e pelo portal Jota. Ele lembra que o Brasil soma pouco mais de 100 mil antenas para cobrir todo o país, o que significa que, em média, as operadoras têm 20 mil antenas cada para cobrir todo o País.
“Na Itália, que tem metade do tamanho de Minas Gerais, nós temos 16 mil antenas. Está muito errado. Não podemos ter tão pouca infraestrutura e muito porque as legislações são restritivas demais”, disse Capdeville. A situação não é diferente para a implantação de fibra ótica. “Mais de 1000 municípios não têm fibra alguma. Não é apenas para levar serviços ao cliente. Isso prova o quão desafiante é o Brasil”, reforçou.
Capdeville exemplificou com a situação da região Norte, onde há carência de infraestrutura até por conta da própria geografia. O CTiO da TIM Brasil conta que para atender Manaus se utiliza um grande anel que sai de Brasília, passa por Belém, por Manaus, vai a Porto Velho e volta a Brasília. Ao todo são 5 mil quilômetros e é preciso, adverte, cortar esses anéis para aumentar a capilaridade da fibra ótica. Mas todo esse redesenho passa pela liberação de instalação de infraestrutura. “Para atender o 5G, teremos de ter múltiplas antenas instaladas só assim vamos dar um salto para o futuro”, disse.
Os Desafios de Infraestrutura para o 5G foi o segundo tema do ciclo de debates promovido pelo JOTA e pelo SindiTelebrasil neste mês de agosto, entre os eventos prévios do Painel Telebrasil 2020. O primeiro foi no dia 12, sobre meios de pagamento, e haverá ainda outra live, no dia 28 de agosto, sobre o papel das telecomunicações na retomada econômica.
O Painel Telebrasil é principal evento de telecomunicações do ano e contará com a presença dos maiores expoentes do setor e de autoridades de telecom e da área econômica. A programação oficial do Painel está distribuída ao longo do mês de setembro, todas as terças-feiras, nos dias 8, 15, 22 e 29. As inscrições gratuitas e a programação completa do Painel podem ser acessadas no site http://paineltelebrasil.org.br/
Assista à íntegra do evento: