Transformação digital avança, mas ainda há muito por fazer no Brasil

Estudo encomendado pela Dell Technologies e Intel mostra que as notas das corporações nacionais ainda estão ‘vermelhas’, mas nos últimos 12 meses houve um avanço nos investimentos. A automação de processos continua sendo o gargalo.

Em uma escala de 0 a 100, as companhias instaladas no Brasil atingiram uma nota média de 46,4 pontos, contra 43,7 na edição anterior. Isto demonstra um avanço das companhias em relação ao tema de Transformação da TI nos últimos 12 meses, mas atesta que ainda há um longo caminho a percorrer para que os ambientes tecnológicos acompanhem o ritmo acelerado de digitalização das corporações. Este é o resultado constatado pela segunda edição do estudo IT² – Benchmark da Maturidade da Infraestrutura de TI no Brasil, encomendado à IDC Brasil pela Dell Technologies e a Intel.

A análise, realizada no quarto trimestre de 2018, avaliou três grandes indicadores essenciais para a maturidade dos ambientes tecnológicos para apoiar a transformação digital dos negócios: Processos Internos e Cultura, Automação de Processos e Modernização da Infraestrutura. O levantamento aponta que, a exemplo do ano anterior, a Automação de Processos é o tema com os resultados mais baixos (média de 35,7 pontos) entre os indicadores. Em seguida aparece a Modernização da Infraestrutura (com 46,3 pontos) e os Processos Internos e Cultura (com 57,2 pontos).

O estudo demonstra que se exigem respostas cada vez mais ágeis e flexíveis da TI, e muitas empresas têm priorizado tecnologias modernas que atendam a esses requisitos. Como reflexo, 16,8% dos líderes consultados afirmam já utilizar soluções hiperconvergentes, consideradas essenciais para garantir mais agilidade no atendimento a novas demandas na camada de infraestrutura, e outros 14,8% planejam implementá-las nos próximos 12 a 24 meses. Ao mesmo tempo, 30,8% afirmam que não pretendem adotar esse tipo de soluções e 21,6% admitem desconhecer o termo hiperconvergência.

A boa notícia é que o levantamento revela que 67% das companhias planejam aumentar os orçamentos dedicados à segurança da informação em 2019, mantendo esse tema como a principal prioridade da área de TI, citada por 31% dos entrevistados. O estudo mostra também que a maior parte das empresas (45%) tem priorizado investimentos em virtualização como parte do caminho para a modernização da infraestrutura de TI.

A segunda edição do estudo IT² – Benchmark da Maturidade da Infraestrutura de TI no Brasil entrevistou 250 profissionais responsáveis pela decisão de compra da infraestrutura de TI de empresas privadas com mais de 250 funcionários.

Os esforços da digitalização e da transformação digital no Brasil, além de outros temas, estarão nos debates do Painel Telebrasil 2019, que ocorrerá em Brasília, nos dias 21, 22 e 23 de maio. O Painel Telebrasil é o mais importante e tradicional encontro de lideranças do setor de TICs e em sua edição de 2019 se tornará também um importante espaço de negócios e apresentação de tecnologias e soluções.

TICs – Tecnologias da Informação e da Comunicação

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo