Uberlândia é a primeira colocada no ranking das Cidades com Serviços Inteligentes 2022

Ranking avaliou os 155 maiores municípios brasileiros em população. Uberlândia possui 22 dos 26 serviços inteligentes pesquisados

Brasília, 19/12/22 – A cidade mineira de Uberlândia foi a primeira colocada na edição 2022 do Ranking das Cidades com Serviços Inteligentes divulgado nesta sexta-feira (16) pela Conexis Brasil Digital. A cidade repetiu o resultado de 2021. O ranking completo pode ser acessado no site do projeto Conecte 5G (www.conecte5g.com.br).

Elaborado pela consultoria Teleco, o Ranking de Serviços de Cidades Inteligentes avaliou, entre os 155 maiores municípios brasileiros em população, aqueles que estão ofertando serviços considerados inteligentes ao cidadão, utilizando os meios digitais, como internet e celular.

São considerados serviços utilizados diretamente pelo cidadão nas áreas de mobilidade urbana, e-gov, saúde, educação e meio ambiente, como sensor de vagas de estacionamento; controle de trânsito; bilhete eletrônico; emissão de licenças; certidões e permissões de forma digital; emissão de boletos de tributos online; agendamento de consultas pela internet ou telefone; matrícula online; medidores inteligentes de energia; entre outros.

“Não é a primeira vez que a prefeitura ganha um dos nossos prêmios. Quero parabenizar o esforço da cidade em melhorar a vida do cidadão com serviços digitais. É a nova fronteira da cidadania, a cidadania digital”, afirmou o presidente da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari.

O prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, afirmou que o trabalho de modernização da cidade foi feito por toda a equipe da prefeitura e destacou que é importante que os governantes facilitem os investimentos e a vida dos cidadãos. “O prefeito precisa ser um facilitador”, afirmou. O prefeito reforçou ainda a importância de se acompanhar as inovações tecnológicas. “O serviço público, apesar de ser público, não pode ser porcaria. O serviço público precisa acompanhar a inovação do mundo, não pode ficar para trás”.

Segundo o levantamento, Uberlândia possui 22 dos 26 serviços inteligentes pesquisados, sendo que três deles foram oferecidos entre 2021 e 2022.

O ranking permite que os municípios verifiquem a sua posição em relação aos demais e identifiquem os pontos que requerem aprimoramentos, de modo a tornar suas cidades mais inteligentes.

Sobre a Conexis A Conexis Brasil Digital reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade, que são a plataforma da economia digital, da sustentabilidade e da conexão de todos os brasileiros. A Conexis, dentro de um movimento de transformação digital pelo qual o mundo está passando, vem substituir a marca do SindiTelebrasil, reforçando o propósito do setor de telecomunicações de digitalizar o País e de conectar todos os brasileiros.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo