Vivo projeta expansão, diversificação de portfólio e aposta em IA

CEO da operadora, Christian Gebara apresentou os planos da empresa durante o Painel Telebrasil Summit 2025

Brasília, 02/09/25 – Durante participação no Painel Telebrasil 2025, o CEO da Vivo, Christian Gebara, falou sobre a recompra da FiBrasil e dos planos da companhia, passando por temas como diversificação de portfólio, inteligência artificial e ESG.

Gebara lembrou que a Vivo está reposicionando sua estratégia após anunciar a recompra da FiBrasil, empresa de redes neutras criada em parceria com o fundo canadense CDPQ. Segundo ele, a operadora soma hoje cerca de 30 milhões de domicílios com fibra óptica, sendo 4,5 milhões oriundos da FiBrasil. Criada em 2020, a joint-venture tinha como objetivo acelerar a expansão da infraestrutura de fibra no País, num momento em que o mercado reconhecia alto valor para empresas de infraestrutura.

“Na época, nosso número de municípios cobertos era muito menor. A FiBrasil foi importante para acelerar a cobertura, mas o mercado de fibra neutra não se consolidou como se imaginava. A empresa tinha a Vivo como único cliente âncora”, explicou Gebara. Com a recompra, a Vivo passa a ter maior liberdade para seguir crescendo de forma orgânica em um setor que, segundo ele, é suscetível a consolidações. Hoje, a Vivo detém 18% do mercado, enquanto pequenos provedores somam mais de 60%.

Diversificação de portfólio

Além da conectividade, a Vivo aposta em novas frentes de negócios impulsionadas pela digitalização. No mercado B2C, a empresa vê oportunidades em verticais como saúde, educação e inclusão financeira, apoiada em sua base de 116 milhões de acessos e no poder de personalização de ofertas.

Já no B2B, o foco está em serviços de nuvem e Internet das Coisas (IoT). Um dos destaques recentes é o contrato firmado com a Sabesp para implantação de hidrômetros inteligentes, considerado um dos maiores projetos do mundo nessa área. “Nosso objetivo é expandir além da venda da conexão, entregando valor adicional e protegendo o core do nosso negócio”, afirmou Gebara.

A busca de valor passa pelos investimentos em inteligência artificial. Desde o lançamento da assistente virtual Aura, que já chegou a 28 milhões de consultas mensais, a empresa tem incorporado soluções de IA em diferentes áreas. Gebara revelou que hoje os atendentes da operadora contam com um copiloto, fruto da consolidação de cerca de 6,5 mil documentos, que os apoia no uso de sistemas internos. A tecnologia também é aplicada em desenvolvimento de software, processos jurídicos e licitações públicas.

O próximo passo, segundo o CEO, é avançar na hiper segmentação de clientes e na incorporação de agentes de IA na jornada digital. “Será transformador. A IA estará cada vez mais presente na experiência dos clientes com a Vivo”, disse.

A agenda ESG também ocupa lugar central na estratégia da operadora. Desde 2018, a Vivo utiliza apenas energia renovável em suas operações. A companhia estabeleceu a meta de ser net zero até 2035, incluindo esforços na cadeia de fornecedores e, em 2023, recolheu 37 toneladas de lixo eletrônico para reciclagem.

Com a presença de CEOs de grandes empresas, autoridades e lideranças empresariais, o Painel Telebrasil 2025 ocorre nos dias 2 e 3 de setembro, em Brasília. Na pauta de discussão estão temas como Inteligência Artificial, inclusão digital, 5G e expansão da conectividade. Para mais informações, acesse o site www.paineltelebrasil.org.br.

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