Telecomunicações e Finanças lideram adoção da transformação digital
Segmentos foram classificados como ‘campeões digitais’, em estudo feito pelo Boston Consulting Group (BCG). O relatório mostra que as verticais líderes têm três metas em comum: tecnologia de alta performance, qualificação & ampliação de seus talentos e aprimoramento estratégico a partir do uso da inteligência artificial.
As companhias do setor de telecomunicações e de finanças estão à frente no processo de transformação digital dos seus negócios. A constatação é do estudo Como Investem os Campeões Digitais, realizado pelo Boston Consulting Group (BCG) e que avaliou o Índice de Aceleração Digital (IAD) em nove segmentos da indústria. O levantamento ouviu empresas na Ásia, Europa e Estados Unidos.
Classificados como “campeões digitais”, os setores de Telecomunicações e Serviços Financeiros tiveram mais de 25% de suas empresas recebendo alta pontuação no IAD. Já no outro extremo estão as áreas de Energia e Setor Público, das quais mais de 40% das organizações obtiveram baixa pontuação no IAD e, com isso, foram incluídas no grupo dos “atrasados digitais”. Na faixa intermediária, estão, em ordem decrescente, os setores de Tecnologia, Automotivo, Transformação, Seguros e Consumo & Varejo.
O estudo identificou ainda três impulsionadores que têm acelerado a disrupção digital dessas indústrias, que são o emprego da maior fatia das despesas operacionais em tecnologia; a implementação de vários projetos pilotos que lhes permitem observar antecipadamente os benefícios das soluções digitais e orientar suas estratégias com base nessas informações e a permissão aos seus funcionários para passarem mais tempo dedicados à tecnologia.
Foram constatadas também três metas em comum entre os campeões digitais: tecnologia de alta performance, qualificação & ampliação de seus talentos e aprimoramento estratégico a partir do uso da inteligência artificial. O Índice de Aceleração Digital (IAD) é uma metodologia criada pelo BCG que avalia o nível de maturação tecnológica de uma companhia.
O cálculo IAD considera fatores como a presença do digital na orientação da estratégia de negócios da empresa, a digitalização da atividade principal, o desenvolvimento de novas ferramentas e os facilitadores para a sua implantação. Para a realização do estudo, a consultoria entrevistou executivos de mais de 1.800 companhias asiáticas, europeias e dos Estados Unidos.