Banda larga móvel puxa o crescimento econômico
Estudo da União Internacional de Telecomunicações mostra que, a cada 10% de penetração das conexões internet, o Produto Interno Bruto é puxado em 0,8%, se forem acessos fixos, e até 1,5% no caso da banda larga móvel.
A banda larga puxa o crescimento econômico, especialmente a móvel, mostra um estudo da União Internacional de Telecomunicações. Segundo a entidade, cada 10% de penetração das conexões internet puxa o Produto Interno Bruto em 0,8%, se forem acessos fixos, e até 1,5% no caso da banda larga móvel.
“Esse estudo foi construído a partir de anos de dados robustos e confiáveis. As conclusões reforçam a defesa de uma ampla adoção das tecnologias digitais e de políticas digitais ao redor do globo e é instrumental como evidência para a tomada de decisões dos países membros da UIT”, avalia o diretor do Escritório de Desenvolvimento em Telecomunicações da entidade, Brahima Sanou.
O trabalho da UIT demonstra a importância do ambiente regulatório e das variáveis institucionais para o crescimento do ecossistema digital. Segundo o estudo, a conectividade para serviços digitais está fortemente relacionada ao avanço de políticas para as TICs, bem como da competição e do ambiente regulatório.
A digitalização, por outro lado, traz impacto mais parecido com o da banda larga móvel. O aumento de 1% no desenvolvimento do ecossistema digital resulta em avanço de 0,13% no PIB. Mas o impacto é maior em países mais desenvolvidos – o avanço de 1% resulta em impacto de 0,14% nessas nações, enquanto nos países não desenvolvidos o aumento é de 0,10%.
“Os investimentos no ecossistema digital são direta e positivamente influenciados pela maturidade do quadro regulatório das tecnologias da informação e comunicação, bem como de seu ambiente competitivo”, diz o órgão da ONU para as telecomunicações. O estudo defende que o aumento da penetração do acesso à internet é um dos aspectos que os países precisam levar em consideração na definição de políticas, uma vez que o ecossistema digital favorável traz impactos positivos para a produtividade.
Clique aqui e tenha acesso à íntegra do estudo: https://www.itu.int/en/ITU-D/Regulatory-Market/Documents/FINAL_1d_18-00513_Broadband-and-Digital-Transformation-E.pdf
UIT – União Internacional de Telecomunicações