Algar Telecom: Brasil precisa capturar a produtividade pelo 5G

O CEO da operadora, Jean Borges, afirma que para se ter um país mais digital é preciso usar a tecnologia para fazer avançar a indústria 4.0.

Também defende o melhor uso dos fundos setoriais e pede a desoneração de impostos para Internet das Coisas.

O Brasil precisa capturar a produtividade pelo 5G, advertiu o CEO da Algar Telecom, Jean Borges, ao participar da sessão O modelo de leilão do 5G no Brasil, no Painel Telebrasil 2020, nesta terça-feira, 22/09. O executivo também defendeu o melhor uso dos fundos setoriais, em especial o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) para a universalização efetiva do País e a desoneração de impostos para Internet das Coisas.

“O Brasil são vários Brasis e precisamos de todas as medidas para levar a inclusão digital para as localidades menores. O 5G vai chegar com a missão de minimizar as desigualdades e fomentar o desenvolvimento de forma mais igualitária”, afirmou o CEO da Algar Telecom. Borges defendeu a participação das prestadoras de pequeno porte no avanço da banda larga para os municípios menores e para regiões menos atrativas. “Precisamos ter a garantia de que os recursos serão usados com eficiência e para ajudar o Brasil como um todo”, adicionou.

Ao defender que no leilão 5G tenha uma parte do espectro destinado a prestadores de pequeno porte, o CEO da Algar Telecom descartou a defesa de uma ‘reserva de mercado’, mas disse postular um uso melhor do espectro de forma a atender a todas as demandas possíveis. Jean Borges admitiu que não é uma tarefa simples construir uma legislação e um edital para o 5G, até em função dos diferentes atores e agentes interessados. “Mas é certo que a Anatel terá de emitir uma regulação que traga segurança jurídica e uma rentabilização para o investimento capaz de promover a digitalização de todo o País como desejamos”, concluiu.

O Painel Telebrasil 2020 terá também programação no dia 29 de setembro. Assista no site  www.paineltelebrasil.org.br.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo