Anatel: Antenas e torres no Brasil estão dentro da regra da OMS e não fazem mal à saúde

“Os municípios não precisam inventar a roda. Toda a fiscalização é nossa e a fazemos. Conectividade é fundamental para alavancar a economia e é preciso destravar as amarras”, afirmou o chefe da Assessoria Técnica da agência reguladora, Humberto Pontes.

Ao participar da cerimônia de premiação da quinta edição do Ranking das Cidades Amigas da Internet, evento promovido pelo SindiTelebrasil e pela Abrintel, nesta terça-feira, 25/08, o chefe da Assessoria Técnica da Anatel, Humberto Pontes, repetiu que antenas e torres não fazem mal à saúde e que a agência reguladora cumpre à risca, um regramento federal de gestão de espectro, onde acontece o controle da radiação não ionizante.

“Posso garantir que não há qualquer risco para a população brasileira. A Anatel atualiza seus regulamentos com bases nos padrões técnicos da Organização Mundial de Saúde”, afirmou Pontes. Em 2019, contou ainda, a agência reguladora reviu os parâmetros e ficou à frente da fiscalização. “Diversas ações foram levadas à campo, seja por planejamento próprio ou por solicitações, como do Ministério Público, das prefeituras e até hoje não encontramos nenhuma caso fora dos parâmetros permitidos”, adicionou.

Para Pontes, a gestão de radiofrequência é feita pela Anatel e os municípios não precisam ‘inventar a roda’ e criar os seus critérios. O ponto ideal para o avanço da economia digital é simplificar os processos e cada agente ter o seu papel. “Se conectividade é fundamental para alavancar a economia, temos que destravar as amarras”, completou o chefe da Assessoria Técnica da Anatel.

A edição completa do Ranking Cidades Amigas da Internet 2020, com os 100 maiores municípios brasileiros em população pode ser encontrado na página  http://www.agenciatelebrasil.org.br, que tem dicas, informações, cartilha e diversos conteúdos sobre as antenas.

A instalação da infraestrutura de telecomunicações é imprescindível para a conectividade e economia digital cuja essencialidade fará parte também dos debates do Painel Telebrasil 2020, que ocorre nos dias 8, 15, 22 e 29 de setembro. As inscrições gratuitas para o Painel e a programação estão disponíveis no site http://paineltelebrasil.org.br/

Assistam à íntegra do evento.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo