Banco Central e Conexis assinam acordo para implantação do PIX Cobrança

Faturas de serviços pós-pagos, que representam 50% das cobranças, são próximo alvo da parceria do setor de telecom com o Bacen

Brasília, 29/01/21 – Usuários de serviços de telecomunicações podem comemorar o avanço das negociações entre o Banco Central e a Conexis Brasil Digital, nova marca do SindiTelebrasil, sobre o uso do PIX Cobrança.

Em reunião realizada nesta quinta-feira (28), em que foi assinado acordo para implantação do PIX Cobrança, ficou acertado que haverá ampliação do uso da ferramenta para pagamento de serviços pós-pagos. Até o momento, apenas usuários de serviços pré-pagos se beneficiam da modalidade.

A novidade representa a capacidade de atender nada menos que 50% dos clientes que hoje fazem uso de conectividade e telefonia. “Estamos muito entusiasmados com a possibilidade de ofertar mais vantagens para a população e operadoras. Sobretudo em meio à pandemia, a conectividade tem exercido papel fundamental e representa o principal meio de acesso aos serviços bancários”, afirmou Marcos Ferrari, presidente-executivo da Conexis Brasil Digital. A Conexis é a primeira entidade do setor privado a assinar um termo de cooperação com o Banco Central acerca do PIX.

João Manoel Pinho de Mello, diretor de Organização do Sistema Financeiro e Resolução do Banco Central, destacou que o avanço do acordo também representa ganhos relevantes para as operadoras. “A oferta do PIX irá promover uma redução de custos de arrecadação, uma vez que hoje precisam fazer convênios com outras empresas para realizar tal atividade”, afirmou.

Ao garantir benefícios para todos os participantes do processo, e por envolver alguns dos principais atores em seus respectivos setores, o avanço do acordo sobre o PIX Cobrança tem potencial de gerar uma dinâmica de pagamentos sem precedentes: de forma simples, rápida e eficiente. “Acreditamos que essa parceria, com evidentes vantagens para todas as partes, possa servir de exemplo e até mesmo estimular outros setores”, finalizou Marcos Ferrari.

Sobre a Conexis – A Conexis Brasil Digital reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade, que são a plataforma da economia digital, da sustentabilidade e da conexão de todos os brasileiros. A Conexis, dentro de um movimento de transformação digital pelo qual o mundo está passando, vem substituir a marca do SindiTelebrasil, reforçando o propósito do setor de telecomunicações de digitalizar o País e de conectar todos os brasileiros.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo