BNDES quer ser o articulador para o Brasil ter mais infraestrutura

Diretor de Crédito e Garantia do BNDES, Petrônio Cançado, afirma que o banco de fomento mudou o seu olhar e está voltado a ser um banco de serviços para atrair investidores para o Brasil.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) tem uma carteira de R$ 100 bilhões para investimentos e quer adicionar soluções para o desenvolvimento sustentável da nação brasileira, destacou Petrônio Cançado, diretor de Crédito e Garantia do banco, ao participar do Painel Telebrasil 2020, nesta terça-feira, 29/9. “A necessidade de investimentos é muito relevante; e a situação fiscal do País enseja cuidados. Precisamos atrair investidores”, pontuou.

Cançado destacou o novo papel do BNDES no desenvolvimento da economia brasileira e o intuito de o banco se transformar em um grande articulador na coordenação de investimentos públicos e privados que possam ser canalizados para eficiência maior da economia brasileira. Ele também chamou atenção para o ‘S’ da sigla da instituição, destacando que o BNDES definiu como meta atrair terceiros para atuar em conjunto com o banco, tais como companhias brasileiras que tenham metas ligadas ao social, ao meio ambiente e à governança.

“Outra mudança é a maneira de olhar; olhando menos para os números e mais para os impactos na ponta, na sociedade. Há necessidade muito grande de investimentos, e dentro do BNDES temos um banco de serviços voltado para ajudar o executivo municipal, estadual e federal em fazer projetos para atrair investidores”, afirmou.

Neste ano, com a pandemia da Covid-19, acrescentou Petrônio Cançado, houve necessidade de mais crédito para diversas companhias e a atuação no BNDES foi intensa, definindo a atuação do banco daqui para frente: mais perene e com foco na entrega. Ele citou como exemplos o programa emergencial de acesso ao crédito, com o desenvolvimento de um fundo garantidor. “Empresas menores ainda têm dificuldades em acessar crédito e, por meio deste programa, provedores tiveram acesso”, concluiu.

Acompanhe as discussões do Painel Telebrasil 2020 no site: www.paineltelebrasil.org.br

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo