Celular é usado por 99% dos usuários da Internet no Brasil

O Brasil conta com 134 milhões de usuários de Internet, o que representa 74% da população com 10 anos ou mais, revela a pesquisa TIC Domicílios 2019, do CETIC.br. Levantamento também mostra que, pela primeira vez em 15 anos de estudo, o uso da rede nas áreas rurais passou de 50% e nas classes D e E.

O Brasil conta com 134 milhões de usuários de Internet, o que representa 74% da população com 10 anos ou mais, o que significa que três em cada quatro brasileiros já acessam à Internet, conforme aponta a pesquisa TIC Domicílios 2019, lançada nesta terça-feira, 26/05, pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), por meio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

Pela primeira vez na série histórica da pesquisa – que completou 15 anos – mais da metade da população vivendo em áreas rurais declarou ser usuária de Internet chegando a 53%, enquanto nas áreas urbanas são 77%. No recorte por classe socioeconômica, também houve avanço no percentual de usuários das classes D e E, que passou de 30% em 2015 para 57% em 2019.

O celular aparece como o principal dispositivo para acessar a Internet, usado pela quase totalidade dos usuários da rede (99%). A pesquisa ainda aponta que 58% dos brasileiros acessam a rede exclusivamente pelo telefone móvel, proporção que chega a 85% na classe D e E. No que se refere a conexão domiciliar, a Internet está presente em 71% dos domicílios brasileiros.

Pelo quarto ano consecutivo, a pesquisa verificou uma redução da presença de computadores nos domicílios, passando de 50% em 2016 para 39% em 2019. E segundo os dados da TIC Domicílios, houve um crescimento no uso da rede pela televisão (37%), um aumento de sete pontos percentuais em relação a 2018.
Usos mais comuns da Internet

As atividades de comunicação são as mais comuns no uso da rede, sendo o envio de mensagens instantâneas realizado por 92% dos usuários de Internet, seguido pelo uso de redes sociais (76%) e chamadas por voz ou vídeo (73%), em crescimento nos últimos anos. A busca por informações também está entre as principais atividades realizadas na Internet, sobretudo a busca por produtos e serviços (59%), seguida por assuntos relacionados a saúde ou a serviços de saúde (47%). Essa última apresenta uma proporção menor entre pessoas de 60 anos ou mais (39%) e nas classes DE (31%).

Ainda, 41% dos usuários de Internet afirmam efetuar atividades ou pesquisas escolares na rede, sendo que 40% estudam por conta própria e 12% realizam cursos à distância. Apenas um terço dos usuários (33%) fazem trabalho pela Internet, sendo que essa proporção representa menos da metade da força de trabalho (45%).

Em 2019, 39% dos usuários de Internet compraram produtos e serviços pela Internet nos doze meses anteriores à pesquisa. A proporção chega a 79% na classe A e 16% nas classes DE. Percebe-se também diferenças regionais: 45% dos usuários de Internet da região Sudeste e 26% da região Norte realizaram alguma atividade de comércio eletrônico nesse período.

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