Concessionárias de telefonia fixa divulgam em todo o Brasil cumprimento das metas de universalização
As metas previstas no PGMU e colocadas em prática pelas empresas têm o objetivo de levar o serviço a um número cada vez maior de brasileiros
Brasília, 12 – As concessionárias estão veiculando em emissoras de rádio e televisão de todo o País uma campanha informativa sobre as metas de universalização da telefonia fixa. Com o objetivo de levar o serviço a um número cada vez maior de brasileiros, as concessionárias estão cumprindo os compromissos previstos no Plano Geral de Metas de Universalização da Telefonia Fixa (PGMU) para o ano de 2013.
Entre esses objetivos está a oferta de linhas de telefone fixo em todas as localidades brasileiras com mais de 300 habitantes. Esse serviço deve ser instalado num prazo de até sete dias após a solicitação. Já as localidades com menos de 100 habitantes têm que ter à disposição da população pelo menos um orelhão instalado.
As concessionárias também ofertam serviços especiais para pessoas com deficiência de locomoção, auditiva, visual ou de fala, com a instalação de orelhões adaptados para cada tipo de deficiência, que correspondam a pelo menos 2,5% do total de telefones públicos.
Fazem parte ainda das metas a oferta do Telefone Popular, com prazo de instalação de até sete dias, e atendimento a cooperativas rurais com postos de serviços de voz, internet, digitalização e transmissão de textos e imagens, ambos sob demanda.
Para informar a sociedade sobre o cumprimento das metas de universalização, foram selecionadas emissoras que permitem a cobertura de todos os 5.565 municípios brasileiros. O programa, que também é apresentado na Língua Brasileira de Sinais (Libras), pode ser visto no portal da Telebrasil na internet (www.telebrasil.org.br).
A campanha dá a oportunidade a todos os cidadãos brasileiros de conhecer os serviços disponibilizados pelas empresas concessionárias de telefonia fixa em mais de 39 mil localidades do País. A telefonia fixa tem no Brasil 44 milhões de acessos individuais e cerca de 1 milhão de telefones públicos.
Para assistir os vídeos acesse aqui