É hora de tirar barreiras e fazer Telecomunicações avançar no Brasil

A afirmação é do CEO da Claro, Paulo Cesar Teixeira. Segundo ele, os países mais avançados do mundo apostaram na tecnologia, e no Brasil, se impõem barreiras, como a elevada carga tributária, que impedem a massificação do serviço.

Telecomunicações sempre foi um grande arrecadador de impostos no Brasil por ser um serviço essencial, lamentou o CEO da Claro, Paulo Cesar Teixeira, ao participar de live, realizada pelo SindiTelebrasil e pelo portal Jota, nesta sexta-feira, 28/08. Ele observou que os países mais avançados do mundo apostaram na tecnologia, enquanto no Brasil, se impõem barreiras para serem saltadas na prestação do serviço. A elevada carga tributária é um desses gargalos.

“Se não fosse o 4G, não existiria o Uber, o iFood e essa série de aplicativos inseridos na vida dos brasileiros. O custo médio do pré-pago no Brasil é de R$ 20,00, sendo que metade é imposto. O maior penalizado é o pobre porque poderia pagar menos se não fosse essa tributação excessiva”, afirmou Teixeira. O CEO da Claro sustentou que telecomunicações foram resilientes na pandemia e deram suporte para a manutenção dos negócios e da vida social das pessoas. “A transformação digital que levaria dois anos, foi feita em quatro meses e houve um atendimento à demanda do cidadão”, adicionou.

Sobre o leilão 5G, previsto para acontecer no primeiro semestre de 2021, Teixeira lembrou que a tecnologia será a grande plataforma para permitir um salto econômico mais vigoroso ao Brasil, mas lembra que o leilão terá de ser mais voltado às obrigações de cobertura do que para a arrecadação do Estado. “Se as teles tiverem que investir caro no espectro, os investimentos vão se ressentir. Precisamos ter mais pontos de conexões e levar cobertura para mais e mais brasileiros”, sinalizou.

Teixeira aproveitou para fazer uma advertência: Não existirá 5G no Brasil se não houver autorização para a instalação de antenas e há cidades, como São Paulo, que impõem restrições à infraestrutura. “Há uma certa miopia de executivos que insistem em colocar restrições às antenas. Precisam entender que sem antenas, não há 5G”, completou.

O papel das telecomunicações na retomada econômica faz parte do ciclo de debates promovido pelo JOTA e pelo SindiTelebrasil neste mês de agosto, entre os eventos prévios do Painel Telebrasil 2020.  O primeiro foi no dia 12, sobre meios de pagamento, e o segundo foi dia 21, sobre os desafios para a infraestrutura de 5G. A integra das lives podem sem acessadas no https://www.youtube.com/telecomdobrasil

O Painel Telebrasil é principal evento de telecomunicações do ano e contará com a presença dos maiores expoentes do setor e de autoridades de telecom e da área econômica. A programação oficial do Painel está distribuída ao longo do mês de setembro, todas as terças-feiras, nos dias 8, 15, 22 e 29.

As inscrições gratuitas e a programação completa do Painel podem ser acessadas no site http://paineltelebrasil.org.br/. Acesse nossos conteúdos no endereço http://www.agenciatelebrasil.org.br/

Assista.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo