Presidente executivo da Conexis discute os desafios da chegada do 5G
Ferrari lembrou que algumas cidades ainda precisam atualizar suas leis para a chegada do 5G, mas que capitais como Rio de Janeiro e São Paulo já fizeram as mudanças.
Brasília, 14/07/22 – O 5G já está sendo ligado no Brasil, mas municípios precisam fazer o dever de casa. Esse e outros gargalos para instalação da nova tecnologia foram discutidos no Tech Fórum Brasil, evento que debateu o futuro das inovações tecnológicas no país.
Para o presidente executivo da Conexis, Marcos Ferrari, nem todas as capitais estão fazendo a sua parte. Ele elogiou o empenho de algumas prefeituras, como Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre, que trabalharam e conseguiram atualizar suas leis e deixar as cidades prontas para receber o 5G e afirmou que as operadoras estão preparadas para iniciar a implantação em qualquer capital que tiver a autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
“Tem capitais que estão se adaptando como o Rio de Janeiro, que correu atrás para preparar a cidade, São Paulo, Porto Alegre. Por outro lado, a gente vê outras cidades que estão regredindo, como Belo Horizonte que acabou aprovando uma lei que regride um processo de liberação de infraestrutura”, disse.
Durante sua apresentação, o executivo enalteceu o edital e a iniciativa de dedicar a maior parte do valor arrecadado no leilão em investimentos para a sociedade. Além disso, também falou sobre os 25 anos da Lei Geral de Telecomunicações (LGT), classificando-a como a lei que revolucionou o setor, sendo considerada o melhor exemplo de sucesso do processo de desestatização.
Arthur Coimbra, conselheiro da Anatel, que também participou da abertura do evento destacou às questões tributárias enfrentadas pelo setor de telecom, citando a necessidade de simplificação das regras no país. Segundo ele, o formato atual onera demasiadamente as empresas.
Eduardo Neger, presidente da Abranet, também abordou a questão tributária e aproveitou a oportunidade para elogiar a nova política de redução do ICMS, falando sobre os benefícios que essa iniciativa irá trazer para a população. Neger também enalteceu as políticas públicas e as competências técnicas das empresas que viabilizaram o leilão.
Já Henrique Miguel, diretor do departamento de ciência, tecnologia e inovação digital, falou sobre as ações prioritárias que o Ministério da Ciência e Tecnologia está executando no setor de TICs, com enfoque em inteligência artificial, IoTs e segurança cibernética. Por fim, destacou a importante cooperação internacional gerada pelas ações do órgão.
Sobre a Conexis – A Conexis Brasil Digital reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade, que são a plataforma da economia digital, da sustentabilidade e da conexão de todos os brasileiros. A Conexis, dentro de um movimento de transformação digital pelo qual o mundo está passando, vem substituir a marca do SindiTelebrasil, reforçando o propósito do setor de telecomunicações de digitalizar o País e de conectar todos os brasileiros.