Encontro discute impacto do 5G nos serviços bancários

Encontro discutiu as transformações que virão com a chegada do 5G e a necessidade de ampliar a conectividade no país para aumentar a bancarização da população

Brasília, 13/04/23 – O impacto do 5G no sistema bancário, proporcionando mais agilidade e segurança para as operações, foi um dos destaques do painel “5G e Sistema Financeiro- Muito Além da conectividade” no Digital Money Meeting, evento organizado pela Momento Editorial, nesta quarta-feira (12), em São Paulo.

Como moderador do encontro, o presidente-executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari, falou sobre como o setor de telecomunicações pode auxiliar o sistema financeiro, não só com o fornecimento de tecnologia, mas também com inclusão bancária. “As operadoras têm mais de 300 milhões de acessos, o que mostra a nossa capacidade de inclusão. Na pandemia, principalmente, contribuímos com a inclusão financeira da população, com um papel relevante na ampliação da bancarização”, afirmou.

Ferrari lembrou que em 2022 chegou ao Brasil uma nova tecnologia móvel, o 5G, com potencial transformador ainda maior que as anteriores e que ela terá impacto direto no sistema financeiro.

A avaliação foi corroborada pelo Chief Technology Officer Latin America & Brazil da Nokia, Wilson Cardoso, que afirmou que a tecnologia de quinta geração é ainda mais segura que o 4G e que isso é um ponto extremamente importante para o setor financeiro.

“O 5G provido pelas redes de telecom vai garantir um tráfego de informação mais seguro – e isso é muito importante para uma agência bancária. Na prática, o 5G é dez vezes mais seguro do que o 4G. Se eu fosse um banco, estimularia todos os meus clientes a migrarem para a conectividade de quinta geração”, afirmou.

No mesmo painel, Maurício Santos, diretor executivo de Serviços Financeiros da Claro e Claro Pay, lembrou que o 5G permite um tráfego de dados muito maior por instante de tempo, mas que os casos de uso do 5G ainda são iniciais. No entanto reforçou que é preciso ir além e buscar a inclusão digital e financeira de uma grande parcela da população.

Segundo ele, o país ainda enfrenta grandes problemas de acesso à conectividade, principalmente me áreas distantes, e, também, de educação digital. “A gente tem uma parcela da população que tem dificuldade em uso da tecnologia. Isso é um tipo de coisa que as operadoras podem auxiliar através de um processo de utilização, pelas escolas, da conectividade e também de um processo de educação digital”, disse.

A diretora-presidente da Associação Brasileira de Internet (Abranet), Carol Conway, frisou que não há serviço financeiro sem acesso à internet e reforçou que as redes de telecomunicações e bancárias terão de trabalhar juntas para oferecer serviços mais eficientes, além de incluir parte da população que permanece longe dos bancos e sem acesso à internet.

“Não existe mais uma solução de um setor só. Existe uma solução em rede. Daqui para a frente, esse conceito de ecossistema de trabalho em rede vai ficar cada vez mais evidente”, afirmou.

O presidente-executivo da Conexis disse que o edital do 5G, que trocou o pagamento de outorgas por obrigações de investimento e cobertura, talvez tenha sido a maior política de inclusão digital de acesso que o país já teve. “Agora precisamos avançar pelo lado da demanda e, para isso, temos conversado com o novo governo”.     

Sobre a Conexis A Conexis Brasil Digital reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade, que são a plataforma da economia digital, da sustentabilidade e da conexão de todos os brasileiros. A Conexis, dentro de um movimento de transformação digital pelo qual o mundo está passando, vem substituir a marca do SindiTelebrasil, reforçando o propósito do setor de telecomunicações de digitalizar o País e de conectar todos os brasileiros.

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